TRIBUTOS

IPTU Recife 2022: cota única com até 10% de desconto vence nesta quinta-feira (10)

Pagamento pelo celular é a novidade deste ano. Uso do Pix busca dar mais agilidade ao recolhimento do imposto

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 09/02/2022 às 15:49 | Atualizado em 09/02/2022 às 16:10
Notícia
X

O calendário do IPTU 2022 do Recife inicia nesta quinta-feira (10), quando vence a cota única ou o primeiro boleto para quem optou pelo parcelamento. A novidade deste ano é que a Secretaria de Finanças municipal passou a oferecer a possibilidade de todo o processo de pagamento ser feito pelo aplicativo Conecta Recife e pelo portal Recife em Dia. Basta ter em mãos o número sequencial do imóvel. Para o calendário 2022, 359.393 boletos foram distribuídos no Recife e o parcelamento continua oferecido em dez vezes, com vencimento sempre no dia 10 de cada mês.

“Conseguimos colocar 100% dos serviços da secretaria nos meios virtuais pelo portal Recife em Dia, para que, em meio a uma pandemia, ninguém precisasse se dirigir presencialmente à Prefeitura. Agora, mais uma possibilidade, pelo Conecta, o mesmo aplicativo da vacina e ao qual as pessoas já estão familiarizadas. Além disso, simplificamos o pagamento via Pix, que torna o processo ainda mais curto. Então está tudo à mão, para não haver perda de prazos e que as pessoas aproveitem as vantagens do pagamento à vista até o dia 10 de fevereiro”, destacou a secretária de Finanças, Maíra Fischer.

DESCONTOS

Os contribuintes que estavam em dia com o IPTU de anos anteriores até 30 de novembro do ano passado receberão os boletos já com o abatimento de 10% para pagamento em cota única e de 5% no valor total do pagamento parcelado. Por estarem em dia com a prefeitura, os valores já são descontados de forma automática. Já os contribuintes com pendências terão direito a apenas 5% na cota única. No parcelamento, não há descontos para os inadimplentes.

DIGITAL

Para fazer o pagamento via Conecta Recife o contribuinte deve abrir o aplicativo e nos ícones, acessar o botão “Imóveis” . Na lista de opções, clique em “Meu Imóveis” e digite o sequencial do imóvel para o qual quer realizar o pagamento. Em seguida, acesse o botão “Extrato de débitos e Boletos de Pagamento”
O passo seguinte é clicar no valor de 2022 e depois selecionar se quer quitar à vista (todas as parcelas em um único documento) ou a primeira parcela (marcando o número 1).

A tela seguinte vai oferecer o boleto para ser baixado em formato PDF ou as opções digitais de pagamento. É possível quitar via Pix, copiando o código PIX ou gerando o QR Code. Além disso, é possível copiar o código numérico do boleto.

O contribuinte  pode ainda gerar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) no Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br). Na página inicial do site, clique no ícone “IPTU 2022”, na área de Acesso Rápido. Em seguida, preencha o sequencial do imóvel e selecione a forma de pagamento (à vista ou parcelado). Digite o código de verificação que aparece na imagem, escolha “Emitir DAM” ou “Gerar Pix” e
realize o pagamento pelo aplicativo do seu banco.


Tags

Autor