LEILÃO

Empresa vencedora de PPP da iluminação pública de Jaboatão dos Guararapes será anunciada nesta quarta-feira (16)

A previsão é que sejam investidos R$ 280 milhões para instalação de lâmpadas de LED em todo o município até o final de 2023

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/03/2022 às 16:20 | Atualizado em 15/03/2022 às 17:12
Notícia
X

A empresa vencedora da Parceria Público-Privada (PPP) para iluminação pública do município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, será anunciada às 14h desta quarta-feira (15) em leilão em São Paulo, na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.

A previsão é que sejam investidos R$ 280 milhões para instalação de lâmpadas de LED em todo o município até o final de 2023.

Esta é a maior PPP do setor em Pernambuco, com contrato que vai vigorar por 22 anos e consiste na eficientização, expansão, operação e manutenção da estrutura. O projeto foi estruturado com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo como principal objetivo garantir ganhos para o município.

Segundo a Prefeitura de Jaboatão, a parceria levará à oferta de um melhor serviço, ampliação da rede, adequação dos parâmetros luminotécnicos e requalificação de áreas de lazer. O projeto da PPP ainda estabelece a implantação de um centro de controle operacional e suporte técnico para manter a qualidade do serviço.

Este será o terceiro leilão de iluminação pública estruturado pelo BNDES em uma cidade pernambucana. Antes de Jaboatão e Caruaru, Petrolina realizou a concessão do serviço após leilão realizado em novembro de 2020, com deságio de 67,6%

Ao Blog de Jamildo, o BNDES disse esperar uma redução de 71% do consumo de luz da cidade com a substituição por luzes de LED e que também é prevista iluminação especial em 150 locais – como praças, parques, campos e quadras – e iluminação cênica em 17 pontos históricos e turísticos.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, afirmou que a atuação junto a cidades pernambucanas se tornou um exemplo de como o banco está diversificando a sua presença nos estados, não só atuando no financiamento, mas também na estruturação de projetos de infraestrutura.

"Temos um qualificado corpo técnico que está utilizando o que há de melhor na estruturação de projetos em favor de grandes centros urbanos por todo o Brasil. Estamos falando em modernizar a oferta de serviços à população, reduzir custos do município e universalizar o acesso a itens básicos, como saneamento e iluminação pública. Acredito que é justamente isso que se espera de um banco de desenvolvimento", afirma.

Tags

Autor