SOLIDARIEDADE

IMPOSTO DE RENDA 2022: Fundação Terra faz campanha para incentivar doações via Imposto de Renda

Entidade promove ações nessa sexta (25) no Recife e em Olinda para informar sobre a campanha "Declarante do Bem" para manutenção de projetos sociais

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 23/03/2022 às 16:22
GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
CAMPANHA Padre Airton, fundador da instituição, promove ações no Recife e em Olinda para informar sobre a campanha "Declarante do Bem" - FOTO: GUGA MATOS/ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

A Fundação Terra realiza, na próxima sexta-feira (25), uma série de ações na capital pernambucana para divulgar a campanha "Declarante do Bem". A partir das 9h30, integrantes da instituição fazem panfletagem na Av. Antônio de Góes, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. De lá, seguem para o Marco Zero e Praça da Sé, em Olinda.

A ideia é conscientizar e informar sobre a possibilidade de fazer doação através do Imposto de Renda para instituições que desenvolvem atividades com crianças, adolescentes e idosos, sem precisar pagar mais impostos ou ter a restituição reduzida. Todas as pessoas que fazem a declaração pelo modelo completo, tendo imposto a pagar ou a receber, têm essa opção de doação no ato da declaração.

Para doação à Fundação Terra, é possível destinar até 3% do valor total do imposto para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FIA) de Arcoverde, onde fica localizada a instituição, e também 3% para o Fundo do Idoso, totalizando 6%.

INFORMAÇÃO

Segundo a Fundação Terra, no Brasil, menos de 2% do valor total em impostos são destinados a projetos sociais. “Certamente, se as pessoas tivessem conhecimento que parte do que elas pagam para o Leão pode ser destinado para um projeto social sério e que ajuda a centenas de crianças carentes do Sertão de Pernambuco, elas contribuiriam. O processo para fazer a doação é simples, o contribuinte não tira nem um centavo do bolso e nem tem sua restituição reduzida”, esclarece Padre Airton, presidente da Fundação Terra.

APLICAÇÃO DAS DOAÇÕES

A Fundação Terra realiza essa campanha de incentivo a doações desde 2013. No ano passado, com os recursos obtidos por meio das declarações do IR foi possível garantir o atendimento a mais de 900 crianças beneficiadas pela Fundação durante seis meses, e para os idosos por todo ano de 2021. “Educação está na base da sociedade. Nossos projetos oferecem educação infantil, fundamental e educação profissionalizante para crianças e jovens. Atendemos mais de 900 crianças em situação de vulnerabilidade e cerca de 30 idosos que precisam de cuidados integrais”, lembra Padre Airton. 

“Para realizar todos esses projetos, a Fundação Terra conta com uma rede de apoiadores, pessoas físicas e jurídicas, que possibilitam a concretização da nossa missão que é servir aos pobres, por meio da educação, saúde e ações sociais, com vistas à superação da exclusão social e promoção da dignidade, perpetuando o carisma, de indistintamente, fazer o bem. As doações do ano passado através do IRPF garantiram a todo esse público uma assistência de qualidade, que fez toda diferença na vida das pessoas. Esse ano, o objetivo é aumentar o valor arrecadado para que mais pessoas sejam atendidas nas suas necessidades mais básicas”, ressalta Chames Balladares, coordenadora de mobilização de recursos da Fundação Terra.

NA PRÁTICA

Para direcionar a doção via Imposto de Renda é preciso concluir a discriminação de todos os rendimentos tributáveis ao longo do ano de 2021. Depois, selecionar “doação diretamente na declaração – ECA (Estatuto da Criança e Adolescente)”. Então, o contribuinte deve escolher o Fundo Municipal de Arcoverde para que a Fundação Terra seja beneficiada. O programa calcula automaticamente a quantia que pode ser doada.

O prazo para pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) referente à doação vai até o dia 29 de abril. Para garantir que o valor seja destinado à Fundação, é necessário enviar o DARF para o e-mail [email protected]. Outras informações também podem ser obtidas pelo site www.declarantedobem.com ou pelos telefones (87) 3821-1542 e (87) 99927-4737 (WhatsApp).

Confira o passo a passo para fazer sua doação:

Após o preenchimento de todos os rendimentos tributáveis e despesas dedutíveis, vá na aba "fichas da declaração", clique no item "Doações Diretamente na Declaração".

Em seguida, escolha para qual fundo você deseja doar (Criança e Adolescente ou Idoso). Lembrando que você pode doar para os dois fundos sem pagar nada a mais.

Para continuar o procedimento, selecione a opção "Novo".

Em "Tipo de Fundo", selecione "Municipal".

Em UF selecione PE- Pernambuco e município Arcoverde - 09.675.446/0001-90

Insira a porcentagem que você quer doar

O aplicativo calcula o valor disponível para doação

Repita o processo acima na aba "Idoso" clicando em Novo Fundo do Idoso

Em Tipo de Fundo, selecione Municipal

Em UF selecione PE- Pernambuco e município Arcoverde - 26.742.660/0001-31.

O aplicativo calcula o valor disponível para doação

Insira o valor correspondente

Você pagará três DARFs que, somados, darão o mesmo valor que você pagaria no seu IR sem efetuar a doação.

Gerando DARFs

Na opção "Darf do IRPF”, gere o primeiro DARF a ser pago.

Emita e pague o Darf da Doação Diretamente na Declaração - ECA

Emita e pague o Darf da Doação Diretamente na Declaração - Idoso

Importante: Envie os comprovantes dos DARFs de doação (ECA e Idoso) para a Fundação Terra nos canais de comunicação, só assim sua doação será efetivada.

Se você tem Imposto de Renda a restituir, você também pode fazer a doação

Confira as instruções:

1. O procedimento é o mesmo, a única diferença é que o contribuinte deve gerar apenas dois Darfs: um para a doação via Fundo da Criança e Adolescentes e outro para o Fundo do Idoso

2. O contribuinte deve pagar esses dois Darfs e quando receber a restituição do IR, os valores pagos nos dois Darfs serão reembolsados. 

Sobre A Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área conhecida como Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Há mais de dez anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a creche Pleno Viver e o centro esportivo e cultural Renatu’s, com ações também na área de profissionalização. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua, que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

Contatos

WhatsApp: (87) 99927-4737
Telefone: (87) 3821-1542
E-mail: [email protected]

Comentários

Últimas notícias