bens

IMPOSTO DE RENDA 2022: confira como informar seu imóvel na declaração

Orientações são diferentes para os casos de imóvel já quitado e financiado

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 04/04/2022 às 10:42 | Atualizado em 07/04/2022 às 13:54
Notícia
X

Com informações do Estadão

Quem tem imóvel precisa, assim como outros bens, informá-lo na declaração do Imposto de Renda 2022.

É preciso, entretanto, atentar para algumas regras: há diferença entre os casos em que o imóvel já está quitado ou ainda está sendo pago, através de financiamento.

As informações sobre o imóvel devem ser prestadas na aba "Bens e Direitos", no menu do programa da Receita Federal.

Os contribuintes que tiverem um imóvel já quitado precisam informar se trata-se de terreno, casa, apartamento, entre outros, além do valor pago no momento da compra.

Na área de Bens e Direitos, é preciso selecionar o "Grupo 01 - Bens Imóveis". O código vai variar de acordo com o tipo do imóvel.

Ao fim da página, é preciso informar o valor de aquisição. Nos casos em que o imóvel tiver sido quitado até 2020, o preço deve ser repetido nos dois campos (31/12/2020 e 31/12/2021).

A exceção é para situações em que o contribuinte tiver realizado alguma reforma em 2021 e tenha documentos comprobatórios, como notas fiscais. Nesse caso, é possível somar o valor do investimento com o do imóvel e informá-lo no campo "31/12/2021".

Imóvel financiado

Já as pessoas que compraram imóvel através de financiamento e ainda estão pagando as parcelas, a forma de preencher o formulário é diferente. A orientação é válida tanto para construções já finalizadas como na planta.

Se o imóvel tiver sido adquirido em 2021, deve-se deixar o campo "31/12/2020" em branco. No lugar de informar o valor de 2021, o contribuinte precisa informar o valor pago de entrada somado às parcelas quitadas durante aquele ano.

Na área de descrição, é preciso detalhar o valor total do bem, a quantidade de parcelas do financiamento e o prazo de quitação. Na declaração de 2023, o contribuinte irá repetir o valor informado em 2021 e no campo referente a 2022, somará o valor das parcelas pagas durante este ano.

O documento onde constam as informações para a declaração do Imposto de Renda é entregue pela construtora ou pelo banco, a depender da situação em que o imóvel se encontra (na planta ou já negociado). Há ainda um espaço para inserir o endereço, data de compra, IPTU e "Registro no Cartório de Registro de Imóveis".

Confira calendário completo do Imposto de Renda 2022

Tags

Autor