ENERGIA ELÉTRICA

Bolsonaro anuncia que bandeira da conta de luz será verde a partir de 16 de abril

Segundo o presidente, a conta de luz terá redução de cerca de 20%

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 06/04/2022 às 18:59 | Atualizado em 07/04/2022 às 1:39
Notícia
X

Com informações da Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi às redes sociais, nesta quarta-feira (6), anunciar que a bandeira da conta de luz será verde a partir de 16 de abril. Atualmente, com a bandeira de escassez hídrica, o consumidor paga R$ 14,20 extras a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo o chefe do Planalto, conta terá redução de cerca de 20%.

"Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%", publicou Bolsonaro na rede social. "Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados".

Bolsonaro não citou em sua postagem, contudo, se a medida foi acordada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão responsável pela decisão e que se reuniria no final do mês Procurado, o Ministério de Minas e Energia tampouco se pronunciou sobre a postagem do presidente.

De acordo com Bolsonaro, não será mais necessário o acionamento de geração termelétrica adicional no sistema elétrico nacional, o que aumenta o custo da energia e é repassado para o consumidor, com impactos na inflação.

"Com a redução da geração termelétrica mais cara e o aumento da produção das hidrelétricas e das demais fontes renováveis, os custos serão menores durante o próximo período seco, que vai de maio a novembro, o que se traduzirá em menores tarifas para os consumidores", acrescentou o presidente no Twitter.

Tags

Autor