CASO DE POLÍCIA

Comerciante do Recife leva golpe do Pix e tem prejuízo de R$ 6 mil. Entenda como funciona para se proteger

Cliente foi atendida mais de 10 vezes e sempre preferia pagar com PIx. Mas o dinheiro nunca entrou na conta da empresa prestadora do serviço

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 20/04/2022 às 17:50
Notícia
X

Um salão de beleza e um serviço de design de sobrancelhas, localizados nas Graças, Zona Norte do Recife, foram vítimas do golpe do Pix. O golpe, aplicado de forma simples, causou um prejuízo que chega a R$ 6 mil, segundo a denúncia.

As empresas pertencem a uma mesma proprietária. Segundo o boletim de ocorrência registrado esta semana pela gerente dos estabelecimentos, uma determinada cliente (o nome não foi  divulgado) realizou cerca de 13 procedimentos entre os meses de fevereiro e abril deste ano. Segundo o relato da gerente, a cliente sempre optava pelo pagamento dos serviços com Pix, sistema bancário de transferência eletrônica de valores.

GOLPE

O que os funcionários do salão demoraram a perceber, é que o comprovante de pagamento apresentado pela cliente era falso. Finalmente, notaram que os valores das despesas feitas por ela nunca entravam na conta da empresa. Foi quando os funcionários perceberam que se tratava de um golpe. 

“A autora enviava um print da tela com o valor a pagar. O pagamento mesmo nunca era efetuado”, detalha o advogado criminalista Leandro Pereira, que representa a empresa fraudada. "Como o salão é muito frequentado e o balanço financeiro não era feito diariamente, houve uma demora em se notar o desfalque no faturamento", explica o advogado.

Leandro Pereira afirma que a prática se enquadra no crime de estelionato, com pena de até cinco anos de reclusão e multa. Neste caso, ainda poderá haver um pedido na Justiça de reparação de danos morais e materiais, explicou. “Nem sempre é simples identificar um comprovante forjado. Em muitos casos, os documentos seguem os mesmos padrões dos comprovantes gerados pelos bancos”, complementa.

PREVENÇÃO

O advogado orienta como não cair neste tipo de golpe. “Não se deve confiar em prints de telas, é importante verificar, imediatamente, se o valor já entrou na conta, antes até de emitir a nota fiscal”, esclarece. Leandro pontuou ainda que uma das características do Pix é a transferência instantânea de valores. "Se em poucos minutos o dinheiro não cair na conta do destinatário, algo está errado", resumiu.

Veja outras dicas:

Observe se o cliente enviou um comprovante de pagamento via Pix, e não de agendamento. Um agendamento nem sempre garante que o dinheiro entrará na sua conta.

Ao receber um e-mail de confirmação de pagamento, sempre verifique o endereço e provedor do remetente. Alguns criminosos são especializados em forjar comunicações (usando as mesmas cores e estilo de mensagem de empresas confiáveis).

 

Tags

Autor