PAGAMENTOS

Golpe do Pix: veja dicas para se proteger

Empresas no Recife tiveram prejuízo de cerca de R$ 6 mil

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 21/04/2022 às 10:02 | Atualizado em 21/04/2022 às 10:02
Notícia
X

Um salão de beleza e um serviço de design de sobrancelhas, localizados nas Graças, Zona Norte do Recife, foram vítimas do golpe do Pix. O golpe, aplicado de forma simples, causou um prejuízo que chega a R$ 6 mil, segundo a denúncia. Com tanta agilidade no pagamento, é preciso estar cada vez mais atento aos modos de como se proteger das investidas. 

As empresas pertencem a uma mesma proprietária. Segundo o boletim de ocorrência registrado esta semana pela gerente dos estabelecimentos, uma determinada cliente (o nome não foi  divulgado) realizou cerca de 13 procedimentos entre os meses de fevereiro e abril deste ano. Segundo o relato da gerente, a cliente sempre optava pelo pagamento dos serviços com Pix.

GOLPE

“A autora enviava um print da tela com o valor a pagar. O pagamento mesmo nunca era efetuado”, detalha o advogado criminalista Leandro Pereira, que representa a empresa fraudada. "Como o salão é muito frequentado e o balanço financeiro não era feito diariamente, houve uma demora em se notar o desfalque no faturamento", explica o advogado.

Leandro Pereira afirma que a prática se enquadra no crime de estelionato, com pena de até cinco anos de reclusão e multa. Neste caso, ainda poderá haver um pedido na Justiça de reparação de danos morais e materiais, explicou. “Nem sempre é simples identificar um comprovante forjado. Em muitos casos, os documentos seguem os mesmos padrões dos comprovantes gerados pelos bancos”, complementa.

PREVENÇÃO

O advogado orienta como não cair neste tipo de golpe. “Não se deve confiar em prints de telas, é importante verificar, imediatamente, se o valor já entrou na conta, antes até de emitir a nota fiscal”, esclarece. Leandro pontuou ainda que uma das características do Pix é a transferência instantânea de valores. "Se em poucos minutos o dinheiro não cair na conta do destinatário, algo está errado", resumiu.

Veja outras dicas:

Observe se o cliente enviou um comprovante de pagamento via Pix, e não de agendamento. Um agendamento nem sempre garante que o dinheiro entrará na sua conta.

Ao receber um e-mail de confirmação de pagamento, sempre verifique o endereço e provedor do remetente. Alguns criminosos são especializados em forjar comunicações (usando as mesmas cores e estilo de mensagem de empresas confiáveis).

 

Tags

Autor