TECNOLOGIA

CESAR Summer Job abre inscrições para alunos de graduação oferecendo bolsas de R$ 2 mil

Um dos maiores programas de inovação aberta do Brasil motiva estudantes de graduação a propor soluções para desafios de grandes empresas

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 27/04/2022 às 18:46
Notícia
X

Um dos principais programas de inovação aberta do Brasil, o CESAR Summer Job, está completando 10 anos de sua criação. Com treinamentos e mentorias de pessoas colaboradoras do CESAR, o programa instiga estudantes de graduação a propor soluções para desafios de inovação de grandes empresas.

Nessa década de atuação, a iniciativa já teve 16 edições realizadas, além da adesão de mais de 577 estudantes de todos os estados do Brasil e de oito países, que puderam ajudar mais de 50 empresas patrocinadoras - entre elas o Grupo Boticário, Gerdau, Unilever, Bayer, Globo e outras. Desenvolvido pelo CESAR, centro de inovação que forma pessoas e impulsiona organizações há mais de duas décadas, a nova edição do programa está com inscrições abertas até o dia 12 de maio. 

“Há uma década nós podemos observar o CESAR Summer Job oferecendo experiência prática a estudantes, que, em um grande ambiente de experimentação, podem exercer suas competências e resolver questões de inovação das empresas”, diz Eduardo Peixoto, CEO do CESAR. “É uma via de mão dupla, na qual todos os lados saem ganhando: estudantes adquirem experiência de mercado, nós descobrimos talentos em uma área cujo País tem um déficit de formação de profissionais e as companhias solucionam seus problemas com rapidez”, comenta.

GRATUITO

O CESAR, que tem sede no Recife, é um dos mais renomados centros de inovação do Brasil. Inaugura a sua edição de número dezessete do Programa, em um formato 100% online. O processo seletivo ocorre entre 18 de maio e 06 de junho. Como parte da seleção, os estudantes realizam um curso gratuito em inovação e empreendedorismo com sua performance no curso já contando como a primeira etapa de seleção do programa.

O CESAR Summer Job tem duração de seis semanas, começando em 04 de julho e terminando em 12 de agosto de 2022. Todas as pessoas selecionadas ganham um certificado de participação e uma ajuda de custo no valor de R$2 mil. As inscrições abertas podem ser feitas no link: https://summerjob.cesar.org.br

REQUISITOS

Podem participar do programa estudantes de qualquer curso mas vale dizer que 50% das vagas são destinadas a estudantes de cursos relacionados a Computação e Design. Um dos requisitos para se candidatar ao CESAR Summer Job é estar cursando a partir do 4º período

“Um dos principais pontos positivos do Programa é o fator ‘realidade’ que ele traz: são cases e dificuldades pelas quais, de fato, as empresas estão passando. E, claro, para ajudá-las a solucionar essas questões, as propostas e o trabalho como um todo dependem de soluções realistas e que contem com direcionamentos aceitos pelo mercado”, diz o CEO do CESAR. “Vale dizer que as empresas patrocinadoras, além de receberem a solução para o problema, também se beneficiam pela geração de protótipos que poderão ser implementados futuramente e virarem produtos a serem comercializados. Nestes 10 anos mais de 50 propostas de soluções foram desenvolvidas”, comenta Peixoto.

EMPRESAS

Para empresas que desejam explorar mais a inovação aberta, aproximar-se de ecossistemas de inovação, conceber soluções para problemas do dia a dia e até encontrar jovens talentos, o CESAR Summer Job se mostra uma excelente oportunidade. Segundo Guilherme Aguiar, head de inovação da OMNI, uma das empresas patrocinadoras do programa: “Em poucas semanas, com a participação de estudantes universitários, conseguimos lançar a semente do que seria nossa plataforma B2C. Fomos entender o que o nosso cliente estava querendo. Foi uma experiência ótima e os resultados foram muito bons”.

 

 

 

 

Tags

Autor