NOVIDADE

Você conhece o porcelanato líquido? Veja as vantagens e desvantagens

Revestimento vem ganhando adeptos pela versatilidade e praticidade, mas algumas características podem limitar sua aplicação

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 12/05/2022 às 17:12 | Atualizado em 12/05/2022 às 17:26
Notícia
X

O porcelanato é um tipo de piso cerâmico que ganhou destaque nos últimos anos, sobretudo pela beleza e sofisticação que imprime a qualquer ambiente. Agora, uma nova tendência vem conquistando os reformadores e quem sempre sonhou em poder trocar o piso do imóvel sem bagunça, barulho, e pouquíssima sujeira. É o porcelanato líquido.

O porcelanato líquido é, na verdade, uma resina líquida que pode ser aplicada sobre qualquer piso já existente ou sobre um contra piso, no caso de imóveis novos. Não é exatamente uma novidade, já que pisos de resina são aplicados há muito tempo em, por exemplo, hospitais e fábricas de medicamentos, pela facilidade de limpeza. Por ser um piso único, ou seja, sem emendas, não necessita de rejuntes.

VERSÁTIL

Outra grande vantagem do porcelanato líquido que colaborou para sua aceitação no ambiente doméstico é o brilho e a versatilidade. A resina, do tipo époxi, é autonivelante, ou seja, se adapta e corrige imperfeições da base sobre a qual é aplicada. Também pode ser aplicado sobre pisos já existentes como cerâmicas, madeira e cimento queimado. É tão versátil que também pode revestir paredes e balcões de cozinha e banheiro.

O porcelanato líquido pode ser colorido, misto com aspecto que imita mármore, granito ou outros tipos de pedras ou ainda transparente. Possibilita um acabamento mais preciso e, por ser de pouca espessura (em torno de 5 milímetros), não interfere na abertura da portas quando aplicado em cima de outro piso. Para ambientes externos e com muita circulação de pessoas, como empresas e escritórios, o mais indicado é o porcelanato líquido com poliuretano em sua composição.

VANTAGENS

- É um piso monolítico, ou seja, uma peça única, sem emendas

- Pode ser usado em qualquer ambiente, da sala ao banheiro, e não requer o uso de rejuntes ou soleiras

- Por não necessitar de rejunte, há economia de material, além de não acumular sujeira em pontos de emendas

- Não gera resíduos na aplicação como entulhos ou poeira

- Tem um brilho semelhante ao porcelanato cerâmico

- Não é poroso, não absorve umidade

- É autonivelante

DESVANTAGENS

- Necessita de mão de obra especializada e treinada para sua aplicação

- Em caso de arranhões ou trincas, não se pode fazer um reparo localizado, é necessário refazer todo o piso

- Pode manchar se for submetido por muito tempo a líquidos escuros como café e vinho

- Não suporta produtos abrasivos na limpeza

- Se submetido a sol intenso regularmente pode amarelar com o tempo

- É, em média, mais caro do que o porcelanato cerâmico

 

 

Tags

Autor