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No Dia Mundial da Reciclagem, marca de roupas sustentáveis é lançada no Recife

Instituto Travessia lança ReVida, marca têxtil que nasce sustentável e socialmente correta em todas as etapas de produção

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Edilson Vieira

Publicado em 17/05/2022 às 8:00
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É cada vez maior o número de empresas dos mais variados segmentos que têm surgido com a bandeira da sustentabilidade e inclusão social em seus produtos disponíveis no mercado. Trata-se de um pacto de conscientização apresentada entre empresa e consumidor. No segmento da moda não é diferente, por conta do ciclo de vida curto dos produtos. Quando se fala em roupas, muitas vezes, se destaca a estação e suas respectivas peças, assim, os itens da estação anterior são descartados por não estarem mais "na moda".

Aí entra a moda sustentável, baseada na preservação do meio ambiente e inclusão social em todas as etapas de produção. Pra começar, a escolha de matéria-prima. E, neste quesito, o empreendedor Armando Junior, que é presidente do Instituto Travessia, acaba de lançar a marca têxtil ReVida, destacando a utilização de fibras recicladas, feitas a partir de garrafas pets, e de algodão orgânico na produção.

OBJETIVOS

"Nossa marca nasce transmitindo uma mensagem de sustentabilidade de forma ampla, que começa na nossa logomarca com cinco cores, que representam os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030 da ONU. A verde corresponde à ação ação contra a mudança climática; a rosa que é a redução das desigualdades; o dourado representando consumo e produção responsáveis; a azul que vem com a simbologia da paz, justiça e instituições eficazes; e por fim o amarelo trazendo energia limpa e acessível", diz Armando Júnior.

Esses objetivos são aplicados s na pratica em todo processo produtivo que vai da linha de camisas polos e camisetas produzidas com tecidos reciclados de garrafas pets e algodão orgânico, até as peças de moda feminina que são produzidas com retalhos de lençóis, almofadas, cortinas, materiais que seriam descartados. Armando complementa que a mão de obra é feita por reeducandos egressos do sistema carcerário que estão em liberdade condicional. “Ou seja, de todas as formas procuramos produzir um produto agregando valores socioambientais , que nos faça repensar onde o que viemos fazer aqui, onde estamos e que mundo queremos deixar para as próximas gerações", explica.

MISSÃO

Ele conta que as bandeiras da marca ReVida são reutilizar, reciclar, reusar e repensar. "A sustentabilidade deve ser argumento chave para discussão de hábitos de consumo e projeções para o futuro na moda e na vida. Não é possível a construção de uma ideia ecologicamente sustentável sem levar em consideração o seu contexto social e as boas práticas de execução, para que de fato aconteça uma mudança social", pontua.

A marca ReVida faz parte do Instituto Travessia, que funciona no Bairro de São José, área central do Recife, dando oportunidade a pessoas socialmente vulneráveis. Ela nasce com investimento de R$ 100 mil reais e o propósito de inclusão e sustentabilidade. "Todo nosso tecido já vem da economia circular, a garrafa pet entra em processo normal de reciclagem, vira polímero, que vira poliéster e esse poliéster faz o fio, que faz o tecido", explica. A capacidade de produção mensal é de duas mil peças, que estarão à venda no site da marca que é www.lojarevida.com.br e também por meio das plataformas digitais.

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