meio ambiente

RioMar Recife é o primeiro shopping do Nordeste a receber coletor para a reciclagem de eletroeletrônicos e pilhas

O lixo eletrônico, também conhecido como REEE ou e-lixo, é considerado um desafio da gestão de resíduos em todo o planeta

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 16/03/2022 às 12:50
DIVULGAÇÃO/RIOMAR
SHOPPING Recipiente recebe eletroeletrônicos e pilhas para reciclagem - FOTO: DIVULGAÇÃO/RIOMAR
Leitura:

O RioMar Recife tornou-se o primeiro shopping do Nordeste a receber um coletor com capacidade de 200 quilos para armazenar eletroeletrônicos e pilhas para reciclagem. A iniciativa é realizada em parceria com a Green Eletron, gestora sem fins lucrativos de logística reversa desses materiais. A instalação do Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos é parte do plano de expansão do programa de coleta e reciclagem de eletroeletrônicos da entidade gestora.

O lixo eletrônico, também conhecido como REEE ou e-lixo, é considerado um desafio da gestão de resíduos em todo o planeta, uma vez que a quantidade de dispositivos cresce ao longo dos anos. Os componentes químicos presentes nesses produtos são prejudiciais ao meio ambiente, caso sejam descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d'água.

Além disto, o descarte incorreto representa desperdício, já que, reciclados, os dispositivos podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. O descarte correto permite o reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2. Dados da Universidade das Nações Unidas apontam que só o Brasil descartou mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos no ano de 2019. Apesar disto, menos de 3% desse material foi reciclado. No país, 16% da população descarta com certa frequência algum eletroeletrônico no lixo comum.

Divulgação
Ponto de Entrega Voluntária instalado no RioMar Recife - Divulgação

Para o gerente executivo da Green Eletron, Ademir Brescasin, shoppings são localizações estratégicas para a instalação de coletores. "Vemos que estão sempre entre os pontos que mais recebem descartes. Agradecemos a confiança e colaboração do RioMar Recife", comenta. O ponto de entrega pode ser encontrado no estacionamento do Piso Térreo do RioMar, próximo à portaria dos Correios. O horário de funcionamento é das 10h às 22h de segunda-feira a sábado, e de 12h às 21h aos domingos e feriados.

De acordo com a gerente de Marketing do RioMar Recife, Denielly Halinski, parcerias como estas estimulam a consciência ambiental e a prática acessível junto ao público visitante do mall: "Essas ativações contribuem para o conjunto de iniciativas sustentáveis do RioMar Recife, que desde sua concepção, há mais de 10 anos, proporciona o descarte seguro e responsável dos resíduos".

Eletrônico Não É Lixo

Para chamar a atenção para o descarte correto, a Green Eletron lançou o movimento "Eletrônico Não é Lixo". A população pode ter acesso a informações e dados sobre a geração desses resíduos através do site Não é Lixo ou no @eletroniconaoelixo nas redes sociais. Também é possível baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico.

A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Comentários

Últimas notícias