RECICLAGEM

Dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, é marcado com coleta de resíduos eletrônicos no Shopping Plaza

Ação terá apoio da Prefeitura do Recife e entregará brindes para quem fizer a entrega de produtos eletrônicos como CPUs, notebooks, nobreak, monitores, fontes, cabos de força, eletrodomésticos, lâmpadas de led, entre outros materiais

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 16/05/2022 às 15:28
EVARISTO SA/AFP
Jair Bolsonaro, presidente da República - FOTO: EVARISTO SA/AFP
Leitura:

Para conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo eletrônico, o Plaza Shopping, em parceria com a Prefeitura do Recife, promove, de 17 a 19 de maio, das 12h às 18h, a coleta de aparelhos eletrônicos obsoletos e sem uso, que serão destinados corretamente para a reciclagem. A iniciativa tem o intuito de celebrar o Dia Internacional da Reciclagem, comemorado nesta terça-feira (17).

A ação do Shopping Plaza acontecerá no piso E1 do edifício garagem. A cada dois itens entregues, o participante receberá em troca uma muda de planta (ornamental ou medicinal), produzida no Jardim Botânico do Recife, ou uma garrafinha de 300 ml de biofertilizante.

A ONG Sempre Viva Social, que realiza ações assistenciais, desenvolve projetos socioambientais e promove a profissionalização das pessoas, será beneficiada. O ponto de coleta receberá resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos, como: CPUs, notebooks, nobreak, estabilizadores, monitores, fontes, HDs, cabos de força, eletrodomésticos, carregadores, celulares, tablets, impressoras, leitores de CD/DVD, placas e lâmpadas de led, entre outros materiais.

POLUIÇÃO

Muitas substâncias contidas nos eletrônicos podem permanecer no solo por séculos, contaminando o meio ambiente, enquanto alguns materiais nobres como ouro, prata, cobre, platina e metais raros são difíceis de se conseguir na natureza e podem ser reutilizados para fabricar outros eletrônicos. Além de contar com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, que vai fornecer mudas através do Jardim Botânico, a ação conta ainda com o apoio da a Saga Consultoria, que vai dar apoio logístico no transporte das mudas, coleta, tratamento e destinação final dos resíduos eletrônicos. A empresa vai reverter os créditos para a ONG Sempre Viva.

Comentários

Últimas notícias