ESTATAL

Petrobras deve levar no mínimo um mês para definir novo presidente

O conselho de Administração da estatal se reuniu nesta quarta e deliberou que ainda voltará a se reunir para convocação de sua Assembleia Geral

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 25/05/2022 às 21:10 | Atualizado em 20/06/2022 às 21:53
Notícia
X

Apesar da pressa do presidente Jair Bolsonaro com a demissão de Silva e Luna indicado por ele para a Petrobras, após 40 dias de trabalho, cujo posto foi estatal sinalizou nesta quarta-feira (25) que não está no mesmo ritmo para concretizar a quarta troca de presidente na gestão Bolsonaro. 

O conselho de Administração da estatal se reuniu nesta quarta e deliberou que ainda voltará a se reunir para convocação de sua Assembleia Geral, sujeita ao prazo mínimo de 30 dias entre a convocação e a realização, em razão de ser emissora de ações que servem de lastro para American Depositary Receipts (ADRs). 

"A indicação do Sr. Caio Mario Paes de Andrade será submetida ao processo de governança interna, observada a Política de Indicação de Membros da Alta Administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do Comitê de Pessoas", diz comunicado da empresa. 

Ainda segundo a Petrobras, em razão de José Mauro Ferreira Coelho (presidente demitido) ter sido eleito pelo sistema do voto múltiplo na Assembleia Geral Ordinária de 13 de abril de 2022, e de a sua destituição, caso aprovada na AGE, acarretar a destituição dos demais membros do Conselho eleitos pelo mesmo processo, a convocação da nova AGE pressupõe o envio das indicações dos demais sete membros para o Conselho de Administração e a manifestação do Comitê de Pessoas acerca do enquadramento dos indicados aos requisitos e às vedações legais, regulamentares e estatutárias. 

Só após essas etapas é que o Conselho se reunirá novamente para deliberar sobre a convocação da AGE a destituição de José Mauro Ferreira Coelho do cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras, a possível eleição de oito membros do Conselho de Administração da Petrobras e a eleição do Presidente do Conselho de Administração. 

A próxima reunião do conselho de administração da Petrobras, no dia 29 de junho, deve eleger Paes de Andrade conselheiro e como presidente interino, conforme é esperado pelo governo. 

Tags

Autor