Meio Ambiente

Polo Automotivo de Goiana (PE) lidera ranking e é a planta mais ambientalmente sustentável da Stellantis no mundo

Fábrica de Goiana, em Pernambuco, que produz automóveis da Jeep e Fiat, foi escolhida como a que apresenta as melhores práticas de gestão ambiental

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 08/06/2022 às 19:23
DIVULGAÇÃO
CARROS Stellantis celebrou três de suas plantas entre as dez fábricas mais 'verdes' do grupo no mundo - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Na semana em que se comemora o Dia do Meio Ambiente, a Stellantis South America celebra três de suas plantas na região entre as dez fábricas mais ‘verdes’ do grupo no mundo. O índice Green Factory é avaliado globalmente e apontou a planta de Goiana, em Pernambuco, como aquela que apresenta as melhores práticas de gestão ambiental. O Polo Automotivo de Betim (MG) ficou na quarta posição na avaliação global, e o Polo Automotivo de Porto Real (RJ) ficou na décima posição.

Com o resultado, a região da América do Sul se consolida como referência global nas práticas de ESG, a sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. O destaque é resultado da crescente adoção na região de soluções sustentáveis no processo produtivo, em linha com os objetivos divulgados no plano estratégico de longo prazo da Stellantis, o Dare Foward 2030, que tem como meta alcançar a descarbonização do grupo até 2038, com redução de 50% já em 2030.

MELHORES PRÁTICAS

“Esse resultado é fruto de uma gestão ambiental realmente comprometida com um processo produtivo mais sustentável, que mobiliza uma equipe diversificada e empenhada em criar soluções e inovações para tornar o Polo Automotivo de Goiana ainda mais verde e eficiente”, destaca Roberto Soares, Gerente de Manufatura do Polo Automotivo de Goiana. “Agora temos como missão aprimorar e difundir as melhores práticas e processos entre todas as unidades do grupo no mundo, sempre com foco na eficiência e sustentabilidade de todas as operações”, afirma Soares.

O índice Green Factory foi criado pela Stellantis para monitorar a evolução dos indicadores que contribuem para alcançar as metas de descarbonização e sustentabilidade estabelecidas pelo grupo. O monitoramento acompanha o desempenho ambiental de 43 plantas espalhadas pelo mundo com base em indicadores como o total de resíduos gerados, recuperação de resíduos, consumo total de água, emissões de gases voláteis, emissões de gases de efeito estufa (CO2) e índice de biodiversidade.

Líder do ranking, o Polo Automotivo de Goiana foi, em 2021, o primeiro complexo industrial a se tornar Carbono Neutro na América Latina. Inaugurado em 2015, iniciou suas operações na vanguarda da sustentabilidade no setor automotivo, com programas que abrangem desde a operação da manufatura até trabalhos socioeducativos realizados junto às comunidades do entorno e o Programa de Biodiversidade.

ECONOMIA CIRCULAR

Desde o início, o Polo é Aterro Zero, ou seja, todos os resíduos gerados na produção são encaminhados para uma Ilha Ecológica que faz o tratamento necessário do material e sua correta destinação. Parte desses resíduos são utilizados no projeto de economia circular Vem Pra Roda, que utiliza o material como matéria-prima para a confecção de itens de moda como bolsas, mochilas e calçados. O índice de reciclabilidade em Goiana é de 99,98%.

A mesma atenção é dada ao uso consciente da água. Na estação de tratamento de efluentes localizada dentro do Polo, toda a água utilizada na produção industrial é tratada e 99,6% deste volume retorna para a manufatura. Em um mês, cerca de 20 milhões de litros de água deixam de ser captados da rede pública de abastecimento.

O Programa de Biodiversidade foi lançado simultaneamente ao início da produção local e tem como objetivo resgatar e conservar o bioma nativo da região, a Mata Atlântica. O viveiro de mudas tem a capacidade de produzir cerca de 80 mil mudas por ano. Já foram plantadas mais de 117 mil mudas de 289 espécies, incluindo 27 em risco de extinção.

MINAS E RIO DE JANEIRO

As plantas de Betim (MG) e Porto Real (RJ) também estão entres as dez mais sustentáveis do grupo. Em quarto lugar, a planta mineira é referência da gestão de resíduos sólidos, com índice de 100% de reaproveitamento dos resíduos da produção automotiva. Foi pioneira na região na implantação do programa Aterro Zero, iniciado em 2011. Atuando como parte atuante da comunidade em que está inserida, a planta é parceira do projeto social Cooperárvore e já destinou mais de 39 toneladas de resíduos de produção para sua utilização como matéria-prima na fabricação de mais de 250 mil peças, como bolsas, malas e outras utilidades, gerando renda para a comunidade de Jardim Teresópolis.

A planta de Porto Real fecha o ranking global na décima posição, com destaque para a gestão de resíduos. A unidade é Aterro Zero desde o ano passado e, anualmente, mais de 200 toneladas de resíduos deixam de ser encaminhados a aterros sanitários. A planta é reconhecida pelo seu processo inovador de pintura a base de água, contribuindo para a redução da emissão de gases e efluentes. Também se destaca pelo plantio regular de mudas de espécies nativas no entorno da planta.

 

Comentários

Últimas notícias