SÃO JOÃO

SÃO JOÃO 2022: Ceasa inicia plantão de 24 horas para venda de milho. Saiba o preço da mão de milho

Apesar do aumento no preço de até 20%, a expectativa é que as vendas aumentem até 8% em relação ao mesmo período de 2021.

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 13/06/2022 às 16:12
Sidney Lucena/TV Jornal
Plantão do Milho movimentará o Ceasa por 10 dias - FOTO: Sidney Lucena/TV Jornal
Leitura:

Com informações de Simone Santos, da TV Jornal, e da repórter Adriana Guarda

O Plantão do Milho já está funcionando 24 horas no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), na Zona Oeste do Recife. Até o dia 23 de junho, na véspera de São João, o pátio funcionará dessa forma no local. Apesar do aumento no preço de até 20%, a expectativa é que as vendas aumentem até 8% em relação ao mesmo período de 2021.

O funcionamento noturno do centro de abastecimento é necessário para dar conta da demanda da época. O espaço também foi ampliado em 2 mil metros por causa no aumento na safra do milho. "O Ceasa estará aberto 24 horas por dia tanto para o consumidor quanto para o produtor. Quem quiser comprar um milho verde pode vir de madrugada e à noite, que toda a infraestrutura do Ceasa vai estar à disposição", apontou Paulo de Tarso, que é diretor técnico operacional do Ceasa.

No primeiro dia de abertura, a movimentação foi baixa, mas o Ceasa garante que o aumento acontece gradativamente até o São João. "Eu vendo milho cozido, assado e canjica. Não aumentei o preço, porque ano passado vendi o ano todinho e foi o mesmo preço (no centro de distribuição)", disse a comerciante Nauzenir Silva.  

Alta no milho

Com o retorno das festas juninas após três anos, tendo Caruaru como o maior polo do Estado, a expectativa é que haja crescimento nas vendas do milho neste ano. O Ceasa estima que podem ser vendidas 13 milhões de espigas, um valor que representa 8% maior que em 2021. Com o plantão do milho já funcionando, em que serão mais de 540 horas de vendas e compras, o valor da mão (50 espigas) está variando entre R$ 30,00 e R$ 40,00. Um valor também que é 20% a mais que no ano passado. Apesar disso, comerciantes ainda podem negociar de acordo com a demanda.

O diretor técnico estima que o crescimento no preço da mão de milho se deve aos custos de logística e transportes. O Ceasa deve receber 450 produtores e comerciantes e um fluxo diário de 80.000 pessoas entre os dias 20 e 23 (pico da procura pelo milho verde). Esse número é 15% maior que no ano passado. Está sendo comercializado milho produzido em municípios de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba.

Comentários

Últimas notícias