PESQUISA

Desemprego e queda na renda impactam setor de serviços em Pernambuco

Pesquisa mensal feita pelo IBGE mostra que setor de serviços recuou em abril, se comparado com março

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 14/06/2022 às 18:04
DAY SANTOS/JC IMAGEM
MAIS FÔLEGO Na comparação com abril de 2021, a alta no setor de turismo foi de 70,4% em Pernambuco - FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM
Leitura:

A pesquisa mensal de serviços de abril, feita pelo IBGE, registrou uma queda de 3,9% no volume de serviços em Pernambuco em relação ao mês anterior. Na comparação com abril de 2021 houve crescimento de 18,5%. Esta queda no mês vem após uma alta de 13% no mês anterior, o que fez com que a base de comparação ficasse bastante elevada. No acumulado do ano a taxa de crescimento do estado é de 15,5%, a 6ª maior do país.

Com o avanço das flexibilizações e autorização para realização de eventos de grande porte, os serviços prestados às famílias foram mais uma vez destaques no movimento de recuperação, com crescimento de 35,8% em relação a abril de 2021. As atividades de transportes, serviços auxiliares de transportes e correio também foram apresentaram alta significativa de 31,3%.

CRESCIMENTO DO TURISMO

Já as atividades turísticas apresentaram resultado positivo de 2,3% em abril na comparação com março. Na comparação com abril de 2021 a alta é muito expressiva, 70,4%.

" O que se tem observado é que a retomada da atividade econômica no setor de serviços tem sido fortemente impactada pelas taxas de desocupação e redução do rendimento médio do trabalhador. Somado a isso há o impacto da inflação que reduz o poder de compra da população que precisa repensar e priorizar suas decisões de consumo", analisou a gerente de Pesquisa do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita.

A pesquisa mensal de serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Comentários

Últimas notícias