DINHEIRO

IR 2022: quando será a consulta do 2º lote da restituição do Imposto de Renda?

A partir do segundo lote, o cronograma de restituição adota como critério o prazo de entrega da declaração, sem as prioridades definidas em lei

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 17/06/2022 às 18:47 | Atualizado em 17/06/2022 às 18:50
Notícia
X

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022 - o primeiro a ser pago desconsiderando as prioridades - está perto de ter a sua consulta liberada. Considerando o calendário de pagamento da Receita Federal, a informação de quanto os contribuintes com direito irão receber deverá estar disponível uma semana antes do pagamento. 

Este ano, o pagamento do segundo lote de restituição do Imposto de Renda será feito na quinta-feira (30). Com isso, a liberação da consulta deverá ser feita no dia 23 de junho (uma semana antes do pagamento). 

Para o IRPF 2022, os pagamentos estão considerando a prorrogação do prazo de entrega da declaração para 31 de maio, por tanto as restituições serão corrigidas a partir do mês de junho pela taxa básica de juros - a Selic. 

Como fazer a consulta da restituição do Imposto de Renda?

A partir do segundo lote, o cronograma de restituição adota como critério o prazo de entrega da declaração. Isso quer dizer que quem fez mais cedo a declaração, irá receber primeiro a restituição - caso tenha direito. 

A consulta confirma justamente a inclusão no lote disponibilizado. 

Para fazer a consulta, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal, clicando aqui. Ou fazer uso do aplicativo Pessoa Física do Imposto de Renda, disponível na App Store ou Google Play. 

Caso haja a liberação, o valor será apresentado. Caso não seja contemplado no respectivo lote, a informação que irá aparecer é a seguinte:

Sua declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação: Processada - em fila de restituição.

Isso significa que a declaração  aguarda a liberação de recursos para pagamento da restituição.

Os pagamentos são efetuados de acordo com o cronograma de lotes, seguindo a ordem dos pagamentos definida pela data de transmissão da declaração.

A qualquer momento, no entanto, a declaração em fila de restituição pode retornar para análise.

Veja o calendário de pagamentos dos lotes de restituição do IR 2022:

  • 1º lote 31/05/2022 (prioridades)
  • 2º lote 30/06/2022
  • 3º lote 29/07/2022
  • 4º lote 31/08/2022
  • 5º lote 30/09/2022

Tags

Autor