TRABALHO

Aplicativo de compartilhamento de vagas ajuda a quem está à procura de emprego

A ideia do aplicativo é que pessoas divulguem vagas que não estão em sites de empregos e ajudem a comunidade local a encontrar trabalho perto de casa

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 20/06/2022 às 15:39
Mariana Albertin
APLICATIVO Trampolim já conta com mais de 2 mil vagas ativas no Brasil - FOTO: Mariana Albertin
Leitura:

No ano passado, quase quatro milhões de novos negócios foram abertos e dois milhões de postos de trabalho foram criados por pequenas e média empresas, segundo dados do Sebrae. Muitas dessas vagas de emprego não aparecem disponibilizadas em sites ou portais de emprego tradicionais, o que estimulou uma startup paulista a lançar um aplicativo colaborativo onde quem está precisando contratar ou simplesmente quer compartilhar a informação de uma vag de empego aberta, pode fazer a divulgação sem nehum custo.

O Trampolim é um aplicativo colaborativo de empregos.  Hoje, conta com mais de 2 mil vagas ativas no Brasil, a maioria para as áreas de vendas e atendimento (42%), serviços gerais (32%) e indústria (18%).

De acordo com Bruno Rizzato, diretor de produtos da startup, a proposta do app é dar visibilidade a vagas de pequenos comércios, que normalmente não estão em sites tradicionais de emprego. “É muito comum que lojas de bairro anunciem vagas de forma física, na vitrine dos estabelecimentos. Isso acontece pela falta de tempo para administrar vagas em diversos sites e a ausência de uma pessoa focada apenas em recrutamento e seleção. No Trampolim, comerciantes conseguem anunciar online de forma simples, gratuita e sem burocracias”, explica.

CURRÍCULOS

Na outra ponta, o Trampolim também pode ser útil para quem busca uma oportunidade e faz a tradicional entrega de currículos de porta em porta. “Imprimir várias currículos, colocar uma pastinha debaixo do braço e sair distribuindo, é um comportamento comum desse público. Mas esse tipo de aplicação gera um desgaste físico e financeiro, sabemos que a distância e custos desse deslocamento fazem toda a diferença para determinadas faixas salariais”, diz o executivo.

Pensando nisso, a plataforma distribui vagas conforme a geolocalização de profissionais e empresas. Dessa forma é possível encontrar oportunidades perto de casa, sem gastar nada para isso. A ideia é que, após se cadastrar, o usuário consiga filtrar oportunidades de emprego disponíveis na região em que mora  e também por áreas de interesse. Se alguma vaga interessar, ele pode ir até o local ou entrar em contato com o empregador e dar continuidade no processo.

COLABORAÇÃO

Segundo a startup, todo mapeamento e divulgação de vagas do aplicativo é feito de forma colaborativa pela própria comunidade local. Qualquer pessoa, contratante ou morador da região, por exemplo, pode fotografar vagas anunciadas pelas ruas e compartilhar no app, na intenção de ajudar tanto quem oferece quanto quem procura trabalho. Hoje o aplicativo conta com mais de 20 mil usuários cadastrados em seu banco de dados.

“Quanto mais pessoas estiverem compartilhando oportunidades, mais elas chegarão até quem precisa. Muitas vezes, você já está empregado ou encontra uma vaga que não se encaixa no seu perfil, mas ela pode servir para outra pessoa. Ou então, conhece algum comércio do seu bairro que está contratando, mas não sabe como ajudar. No Trampolim, você pode postar uma vaga em UM minuto e atingir milhares de pessoas”, diz Bruno. “É uma corrente do bem”, complementa.

Após quase um ano no mercado, em dezembro de 2021, o Trampolim foi premiado com o Selo iImpact, da Fundação Dom Cabral em parceria com a Innovation Latam, que reconhece empresas com impacto socioambiental positivo em sua região. Dentre mais de 550 empresas inscritas, de 25 países diferentes, a startup brasileira foi reconhecida nos três dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU: erradicação da pobreza, redução das desigualdades e comunidades sustentáveis.

Comentários

Últimas notícias