recursos

Saque extraordinário FGTS 2022: veja se tem direito e saiba como sacar até R$ 1 mil

Saque extraordinário do FGTS 2022 pode ser feito por trabalhadores com saldo em contas do FGTS

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 28/06/2022 às 8:51
X

O saque extraordinário FGTS 2022 é pago para os trabalhadores que têm saldo em contas do fundo. É possível sacar um valor máximo de até R$ 1 mil.

A Caixa Econômica Federal montou um calendário para liberar os pagamentos do saque extraordinário FGTS 2022, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores.

O calendário já encerrou, mas mesmo assim, ainda é possível resgatar os valores do saque extraordinário FGTS 2022, já que as datas indicavam o dia inicial que cada trabalhador poderia ter acesso ao dinheiro.

Assim, é possível fazer o saque extraordinário FGTS 2022 até o dia 15 de dezembro deste ano.

Como fazer o saque extraordinário FGTS 2022?

O saque extraordinário do FGTS é creditado automaticamente em uma conta aberta pela Caixa Econômica Federal em nome do trabalhador. Para ter acesso aos recursos do saque extraordinário do FGTS, é preciso entrar no aplicativo Caixa Tem.

No Caixa Tem, é possível transferir o dinheiro do saque extraordinário do FGTS para outra conta da Caixa ou de outros bancos. Também é possível fazer pagamentos, compras com QR Code e saque em dinheiro.

Saque extraordinário FGTS 2022 não foi liberado, o que fazer?

Alguns trabalhadores não tiveram os recursos liberados. Os recursos do saque extraordinário do FGTS podem ser bloqueados em casos de: garantia de operações de crédito de antecipação do saque aniversário; determinação judicial; pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador e dados inconsistentes.

Em alguns casos, o trabalhador ainda pode solicitar a liberação dos valores através do aplicativo do FGTS. É preciso entrar no menu "saque extraordinário", confirmar ou complementar os dados cadastrais e clicar em "solicitar saque". Não é necessário ir a uma agência da Caixa.

O saque extraordinário do FGTS pode ser feito até o dia 15 de dezembro de 2022. Se o dinheiro não for retirado até essa data, voltará para as contas vinculadas do FGTS, sem prejuízos ao trabalhador.

Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS?

Têm direito ao saque extraordinário do FGTS os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas do fundo de garantia.

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário também podem realizar o saque extraordinário do FGTS.

No entanto, caso o trabalhador tenha feito também a antecipação do saque-aniversário, pode ter parte ou a totalidade do saldo bloqueado para saque em razão da garantia do empréstimo.

Tags

Autor