Caixa

Nova presidente da Caixa diz que afastou funcionários do gabinete de Pedro Guimarães

Daniella Marques chegou à presidência do banco público após a queda de Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual por funcionárias da Caixa

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 04/07/2022 às 16:12 | Atualizado em 04/07/2022 às 16:16
Notícia
X

Com Estadão Conteúdo

A nova presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Daniella Marques, disse que o banco vai apurar com rigor as denúncias de assédio sexual feitas contra o ex-presidente Pedro Guimarães. Segundo a executiva, a primeira decisão foi afastar pessoas envolvidas nas investigações, para proteger a imagem da Caixa.

"Há os cargos de confiança da presidência, que aí houve uma recomendação de afastamento porque essa é uma responsabilidade e caneta minha. Então são chefe de gabinete, e cinco têm uma função que chama consultor estratégico, que são as pessoas que estão no entorno da presidência", explicou Daniella Marques em entrevista à GloboNews.

 

Daniella Marques, assessora de confiança do ministro da Economia, Paulo Guedes, toma posse na terça-feira (5). Ela chegou à presidência do banco público após a queda de Pedro Guimarães, acusado de assédio sexual por funcionárias da Caixa. Guimarães nega as acusações.

A nova presidente assinou na sexta-feira  (1) um termo de posse, e fez uma primeira reunião. "Definimos um plano de ação, tomamos uma série de decisões. O primeiro passo foi o afastamento de outras pessoas que possam estar, que estão envolvidas nas apurações, porque a gente precisa proteger agora a imagem da instituição." Ela não citou nomes.

Além de Guimarães, o vice-presidente de atacado Celso Barbosa deixou a Caixa na sexta. Ele era o "número dois" do banco durante a gestão do ex-presidente.

Daniella disse que o assunto é "para já". "Metade das mulheres do Brasil são vítimas de assédio no trabalho, então a Caixa, que sempre foi o banco de todos os brasileiros, daqui para frente, e eu tenho aprovação de todos os órgãos internos, vai ser a mãe da causa das mulheres", pontuou.

Ao assumir a Caixa, Daniella Marques será a única mulher a presidir, na atualidade, um dos cinco maiores bancos brasileiros.

Microcrédito

A nova presidente da Caixa sinalizou ainda que o banco prosseguirá com a estratégia de microcrédito iniciada na gestão anterior. "A gente tem que apoiar na capacitação e no crédito, já vinham rodando iniciativas de microcrédito. Existe agora a renovação do fundo garantidor da União para alavancar R$ 90 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas e pela primeira vez, para micro e pequenos empreendedores individuais", disse.

Como mostrou o Estadão/Broadcast na quarta-feira, Daniella chega ao quarto maior banco brasileiro em ativos com a missão de definir os rumos de uma série de iniciativas deixadas em andamento por Guimarães. A aceleração do microcrédito é uma delas, bem como o avanço da Caixa no segmento agrícola, um projeto do ex-presidente, e decisões sobre vendas de ativos.

Tags

Autor