saque extraordinário

Como funciona o saque extraordinário do FGTS?

Saque extraordinário do FGTS foi liberado pelo governo federal em 2022. Entenda como funciona

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 29/07/2022 às 12:52
Notícia
X

O saque extraordinário do FGTS 2022 é uma medida do governo federal para disponibilizar recursos para os trabalhadores e movimentar a economia.

O saque extraordinário do FGTS tem valor de até R$ 1 mil. Podem sacar o valor os trabalhadores que têm recursos em contas ativas e inativas do fundo.

Portanto, o dinheiro não está sendo distribuído pelo governo; trata-se de valor que já pertence ao trabalhador.

Esses recursos são oriundos de contribuição mensal feita pelo empregador, prevista em lei.

Como fazer o saque extraordinário do FGTS?

Como já mencionado, as pessoas que têm saldo em contas do FGTS podem fazer o saque. O dinheiro é creditado de forma automática em uma poupança social digital criada pela Caixa Econômica Federal em nome do trabalhador.

Para ter acesso ao dinheiro do saque extraordinário do FGTS, é preciso entrar no aplicativo Caixa Tem. Na ferramenta, é possível visualizar o dinheiro e utilizá-lo.

O Caixa Tem permite saque, transferências, realização de pagamentos, compras, entre outros.

Mesmo quem não quiser utilizar o dinheiro do saque extraordinário do FGTS agora, terá o dinheiro transferido para essa conta.

No entanto, os recursos que não forem movimentados até 15 de dezembro de 2022, serão devolvidos às contas vinculadas do FGTS, sem nenhum prejuízo ao trabalhador.

Quem estava com dados desatualizados não pôde ter a conta poupança criada pela Caixa. Nesse caso, será preciso fazer a solicitação e saque manualmente, através do aplicativo do FGTS.

Calendário saque extraordinário do FGTS

O saque extraordinário do FGTS foi liberado para os trabalhadores de acordo com um calendário que seguiu o mês de nascimento de cada trabalhador.

Todos os que têm direito já tiveram os recursos liberados.

Para resgatar o dinheiro, então, basta acessar o Caixa Tem. Caso os recursos não sejam utilizados até 15 de dezembro de 2022, retornarão para as contas vinculadas do FGTS.

O trabalhador não perderá o dinheiro, ele apenas só poderá ser utilizado nas demais previsões legais: compra da casa própria, aposentadoria, doença grave, entre outros.

Tags

Autor