Mercado de Trabalho

Pernambuco registrou saldo positivo de 9.113 vagas de emprego em julho, mas está longe de alcançar o resultado de 2021 e a meta do Plano Retomada

Novo Caged divulgou os resultados da geração formal de emprego para julho de 2022. Pernambuco comemora o melhor resultado para o mês, desde

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 29/08/2022 às 18:46 | Atualizado em 29/08/2022 às 18:47
Foto: EBC
Dados do Novo Caged apontam geração de 9.113 vagas de trabalho em Pernambuco, em julho de 2022 - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

Divulgados nesta segunda-feira (29), os dodos do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) apontam para um saldo positivo (admissões menos demissões) de 9.113 vagas de emprego formal para Pernambuco no mês de julho. O governo de Pernambuco comemora o resultado,  destacando que este foi o melhor julho na geração de empregos desde 2010. Já o Brasil teve um saldo de 218.902 postos de trabalho.

Apesar da comemoração, no acumulado do ano, o saldo na geração de postos de trabalho está em 15.600 vagas, bem inferior às 92.788 de 2021 e das 133 mil previstas no Plano Retomada, anunciado há um ano. As 133 mil vagas seriam disponibilizadas nos setores público e privado. Há quatro meses do final do ano, é pouco provável que a meta de emprego do Plano Retomada seja cumprida. 

Tanto o Brasil quanto Pernambuco apresentaram estabilidade na geração de empregos sobre o mês de julho, mas o governo do Estado comemora uma variação de 0,70% e o fato de estar décimos acima da nacional (0,52%). 

O crescimento acima da média nacional é resultado de uma série de investimentos e da atração de grandes empresas para Pernambuco. “A tendência é avançarmos ainda mais, pois somente neste mês de agosto já injetamos R$ 370 milhões em obras por todo o território estadual, em áreas que vão da infraestrutura à educação. Também conseguimos iniciativas de grande porte do setor privado, como o primeiro frigorífico industrial da Masterboi no Nordeste, que começou a funcionar em Canhotinho, no Agreste, e a nova fábrica de baldes plásticos da Fibrasa, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Continuaremos investindo e captando empresas para trazer cada vez mais emprego para os pernambucanos e desenvolvimento para o Estado”, destaca o governador Paulo Câmara. 

Já o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, apontou os setores que mais geraram emprego em Pernambuco no mês de julho.  

“Em julho, todos os segmentos da economia tiveram resultados positivos em Pernambuco, com os primeiros lugares para a indústria (2.764), serviços (2.590), construção (1.679), comércio (1.067) e agropecuária (1.013)", detalha.

Em relação aos municípios, os municípios que mais se destacaram na geração de empregos em julho foram Recife (2.389), Petrolina (1.133) e Cabo de Santo Agostinho (1.001). "Este período marca o início do ciclo de sazonalidade positiva da geração de emprego no Estado, como mostra a série histórica”, complementa o secretário. O Novo Caged apresenta também números de Jovem Aprendiz. Foram 393 jovens contratados neste mês, 51 a mais do que em junho passado.

 

Comentários

Últimas notícias