A Loja de Bebidas de Pernambuco abriu as portas. Com produção 100% local, a iniciativa abrange mais de 150 rótulos de marcas do Sertão ao Litoral, entre cervejas, vinhos, cafés, cachaças e outros destilados.
Localizado dentro do Armazém 11, no Marco Zero, o espaço une-se ao Centro de Artesanato e à Loja de Moda Autoral de Pernambuco, reforçando a presença da economia criativa no centro turístico da cidade.
buco é uma realização do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC).
"Estamos orgulhosos deste espaço por sua importância para fortalecer o setor, que já tem uma grande diversidade e é vetor de geração de renda em Pernambuco. Queremos valorizar um mercado que faz parte do nosso patrimônio e identidade cultural, reconhecido dentro e fora do País", afirmou o governador Paulo Câmara.
Após um edital de chamamento público, foi realizada a curadoria que selecionou as marcas presentes na loja. Um processo construído coletivamente, com a participação de associações de bebidas pernambucanas como o Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf); a Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais (Apecerva); a Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (Aprotaq); e a Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (APAR).
Na loja, cafés de Taquaritinga do Norte, no Agreste, reforçam o tradicionalismo da região no plantio, torra e comercialização dos grãos. De Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, chegam as premiadas cachaças Sanhaçu, cujo engenho é o primeiro do Brasil a utilizar energia solar, e a tradicional Pitú, com 80 anos de atividade.
Além destas, a Loja de Bebidas de Pernambuco traz mais duas cachaças premiadas: a Capibarim, de Aliança, também na Zona da Mata, e a Tabocas, de Belo Jardim, no Agreste.
Conta, ainda, com marcas de cerveja premiadas no Brasil e no exterior, a exemplo da Ekäut, do Recife, e da Debron Bier, de Jaboatão dos Guararapes.
"A Loja de Bebidas de Pernambuco chega como forma de reconhecimento para os produtores locais. Ao ampliarmos o canal de vendas em um ponto estratégico como o Armazém 11, damos oportunidade para esses pequenos empreendimentos", detalhou o presidente da Adepe, Roberto Abreu e Lima.
Segundo levantamento da Adepe, hoje o Estado reúne 173 produtores artesanais de bebidas, entre cultivo de café e subprodutos, fabricantes de aguardente de cana e bebidas destiladas, cervejas, chopes e malte.
Somente de cachaça, a Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar) revela que o Estado é o segundo maior produtor e exportador de do País, estando a bebida entre os quatros destilados mais consumidos no mundo.
Em Pernambuco, estima-se que sejam gerados mais de 4 mil empregos diretos e indiretos durante o período de safra da cana-de-açúcar.
Um exemplo do poder desse mercado em Pernambuco, a Pitú se mantém entre as 20 marcas de bebidas destiladas mais produzidas no mundo.
No portfólio de bebidas da Pitú está a tradicional "branquinha", muito usada na confecção de drinks, a exemplo da famosa caipirinha. Além da Gold, Vitoriosa, Limão e Cola. Todos os produtos estão disponíveis para compra na nova Loja de Bebidas de Pernambuco, no Marco Zero do Recife.
Comentários