TURISMO

Abav Expo elevou ocupação hoteleira no Grande Recife

Durante os três dias da feira, foram registrados mais de 25 mil visitantes

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 23/09/2022 às 20:34
Chico Andrade / Setur PE / Divulgação
FEIRA Abav Expo reuniu principais players turísticos do País e internacionais no evento em Pernambuco - FOTO: Chico Andrade / Setur PE / Divulgação
Leitura:

Durante a maior feira de turismo nacional, a Abav Expo, encerrada nessa sexta-feira (23) no Centro de Convenções de Pernambuco, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur realizaram pesquisas para identificar o perfil do visitante e os indicadores dos meios de hospedagem. A rede hoteleira do Grande Recife, incluindo Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, registrou uma ocupação de 90% com média de permanência de três dias.

Durante os três dias da feira, foram registrados mais de 25 mil visitantes, e a pré-reserva para o evento de 2023, no Rio de Janeiro, já chegou a 67% do total de áreas disponíveis.

Nos números da Empetur,73% dos entrevistados responderam que recorreram ao serviço das agências de viagens para a visitação a Pernambuco,reforçando a importância da categoria.

Os principais destinos emissores para Pernambuco no período da ABAV foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Alagoas. E do exterior, Itália, Holanda e Estados Unidos.

"Desde o anúncio de que a Abav viria para Pernambuco, começamos a idealizar, junto ao nosso plano de retomada com o governo do Estado, a melhor forma de capacitar o nosso trade, os meios de hospedagem e os equipamentos no geral para bem receber visitantes de todo o País e do mundo. Ver as pousadas e hotéis lotados só reforça o êxito das nossas ações", comemora a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.

De acordo com o estudo da Unidade de Pesquisa da Setur-PE e da Empetur, 87% dos visitantes tiveram como principal motivação de viagem a participação na feira.

Outro destaque foi a forte presença do público feminino: 59% das pessoas entrevistadas são mulheres. Aliás, a feira teve uma pauta muito direcionada ao respeito às mulheres com a campanha "Devemos todos ser feministas" encabeçada pela ABAV Nacional pela presidente Magda Nassar desde o discurso na solenidade de abertura.

Outro excelente indicador apresentado no levantamento preliminar é que 97% dos entrevistados pretendem voltar em outra ocasião ao Estado. E aproximadamente 50% prolongaram a estadia nesta viagem.

"A Abav Expo foi uma grande vitrine para Pernambuco. Quase 60% dos visitantes da feira vieram de avião e isso contribui para o crescimento dos números de movimentação de passageiros no nosso aeroporto. Hoje, nossa malha aérea e movimentação já superam índices do período anterior à pandemia em 2019, então, confiamos que teremos cada vez mais pessoas em nosso Estado", comenta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

A Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 27 estados brasileiros, foi fundada em 1953 e possui sua base composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras.

Juntos, esse negócios respondem por cerca de 70% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

"Estes números, tanto de visitantes, quanto de pré reservas já consolidam o sucesso absoluto desta edição. Pernambuco, só temos a agradecer e o Rio começa com o pé direito", diz a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar. A Abav Expo voltou a ser realizada em Pernambuco após um hiato de 20 anos sem presença no Estado.

Comentários

Últimas notícias