Durante a maior feira de turismo nacional, a Abav Expo, encerrada nessa sexta-feira (23) no Centro de Convenções de Pernambuco, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur realizaram pesquisas para identificar o perfil do visitante e os indicadores dos meios de hospedagem. A rede hoteleira do Grande Recife, incluindo Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes, registrou uma ocupação de 90% com média de permanência de três dias.
Durante os três dias da feira, foram registrados mais de 25 mil visitantes, e a pré-reserva para o evento de 2023, no Rio de Janeiro, já chegou a 67% do total de áreas disponíveis.
Nos números da Empetur,73% dos entrevistados responderam que recorreram ao serviço das agências de viagens para a visitação a Pernambuco,reforçando a importância da categoria.
Os principais destinos emissores para Pernambuco no período da ABAV foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Alagoas. E do exterior, Itália, Holanda e Estados Unidos.
"Desde o anúncio de que a Abav viria para Pernambuco, começamos a idealizar, junto ao nosso plano de retomada com o governo do Estado, a melhor forma de capacitar o nosso trade, os meios de hospedagem e os equipamentos no geral para bem receber visitantes de todo o País e do mundo. Ver as pousadas e hotéis lotados só reforça o êxito das nossas ações", comemora a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale.
De acordo com o estudo da Unidade de Pesquisa da Setur-PE e da Empetur, 87% dos visitantes tiveram como principal motivação de viagem a participação na feira.
Outro destaque foi a forte presença do público feminino: 59% das pessoas entrevistadas são mulheres. Aliás, a feira teve uma pauta muito direcionada ao respeito às mulheres com a campanha "Devemos todos ser feministas" encabeçada pela ABAV Nacional pela presidente Magda Nassar desde o discurso na solenidade de abertura.
Outro excelente indicador apresentado no levantamento preliminar é que 97% dos entrevistados pretendem voltar em outra ocasião ao Estado. E aproximadamente 50% prolongaram a estadia nesta viagem.
"A Abav Expo foi uma grande vitrine para Pernambuco. Quase 60% dos visitantes da feira vieram de avião e isso contribui para o crescimento dos números de movimentação de passageiros no nosso aeroporto. Hoje, nossa malha aérea e movimentação já superam índices do período anterior à pandemia em 2019, então, confiamos que teremos cada vez mais pessoas em nosso Estado", comenta o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.
A Abav Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 27 estados brasileiros, foi fundada em 1953 e possui sua base composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras.
Juntos, esse negócios respondem por cerca de 70% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.
"Estes números, tanto de visitantes, quanto de pré reservas já consolidam o sucesso absoluto desta edição. Pernambuco, só temos a agradecer e o Rio começa com o pé direito", diz a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar. A Abav Expo voltou a ser realizada em Pernambuco após um hiato de 20 anos sem presença no Estado.
Comentários