CONSIGNADO

EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL LIBERADO? Governo confirma prazo para pagamento

O empréstimo é uma das medidas do pacote de benefícios sociais desenhado pelo governo

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 26/09/2022 às 21:12 | Atualizado em 26/09/2022 às 21:22
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
DINHERO Governo quer liberar empréstimo do auxílio antes das eleições - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Com informações da Agência Estado

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, afirmou nesta segunda-feira (26) que o governo vai disponibilizar nesta semana a opção de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, às vésperas do primeiro turno da eleição presidencial.

"Esta semana vai estar disponível para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil mais essa ferramenta de superação de pobreza porque vai ter um empréstimo dentro de uma taxa de juros justa para que a gente consiga dar ferramentas para a gente sair da situação de pobreza", disse o ministro em entrevista à imprensa após participar de um evento do Fórum Empresarial da Bahia com o ministro da Economia, Paulo Guedes, no período da manhã, em Salvador (BA).

Bento não detalhou em que data a opção estaria disponível e nem se haverá limite na taxa de juros a ser cobrada pelos bancos pela operação de crédito.

JUROS DO EMPRÉSTIMO DO AUXÍLIO BRASIL

O empréstimo é uma das medidas do pacote de benefícios sociais desenhado pelo governo para alavancar as intenções de voto do presidente Jair Bolsonaro entre os mais pobres. A iniciativa, vista como eleitoreira, é criticada por especialistas porque poderia aumentar o endividamento dessa parcela da população.

Entre os técnicos, a avaliação é de que o consignado voltado para uma população tão vulnerável precisa de uma limitação dos juros cobrados pelos bancos. A defesa no ministério é de que o limite dos juros seja fixado pelo menos igual ao do INSS, de 2,14%.

O ministro da Cidadania defende internamente a fixação de um teto de juros.

Hoje, apenas 83 bancos fazem empréstimos consignados. E eles podem cobrar de 0,71% ao mês ou 8,83%, ao ano, no caso da Bradesco Card; a 22,96% ou 1.094,13 ao ano, como é o caso do JBCCred.

Embora os líderes em empréstimos sejam mesmo os grandes bancos como Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica, que paga a maioria do Auxílio Brasil.

Até agora, ao menos 17 bancos já estão se preparando para oferecer o crédito. Bradesco, Itaú, Santander, Nubank e BMG são algumas das instituições que já decidiram não oferecer o crédito.

 

Veja mais detalhes sobre o empréstimo do Auxílio Brasil no vídeo:

AUXÍLIO BRASIL

O Ministério da Cidadania quer incluir no Auxílio Brasil, até o fim deste mês de setembro, a menos de um mês das eleições, 803,8 mil famílias no programa de transferência de renda.

Apesar de inclusão no programa, a adesão ao empréstimo não é automática, precisa ser solicitada pelo beneficiário do programa.

Segundo o Ministério da Cidadania, o plano é zerar, até dezembro, a fila que se acumula mensalmente no programa social, o que quer dizer que mais pessoas poderiam também ter acesso à linha de crédito, caso queiram.

No planejamento do governo federal, o pagamento de auxílio de R$ 600 está vigente somente até o mês de dezembro deste ano, sem previsão orçamentária de manutenção.

Comentários

Últimas notícias