ONU

Pernambuco ganha HUB ODS da ONU e engaja empresas locais no desenvolvimento sustentável

O evento de lançamento do HUB ODS Pernambuco, no Recife, contou com a participação de Carlo Pereira, CEO do Pacto Global no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 04/11/2022 às 21:15 | Atualizado em 04/11/2022 às 21:16
Notícia
X

Com o objetivo de acelerar o envolvimento do setor empresarial com a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o HUB ODS Pernambuco, que é uma iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil, foi lançado nesta sexta-feira (4).

A ideia é apresentar propostas e engajar os empresários pernambucanos nos desafios, abrindo portas e mostrando que há diversas possibilidades de aproximar as estratégias de seus negócios ao desenvolvimento sustentável desejado.

O evento de lançamento do HUB ODS Pernambuco contou com a participação de Carlo Pereira, CEO do Pacto Global no Brasil, assim como de Alcione Albanesi, dos Amigos do Bem, e também da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão. Do empresariado pernambucano, já se engajaram na iniciativa o Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação (IATI), o Grupo Moura, o escritório Da Fonte Advogados, o Grupo Cornélio Brennand, o escritório Queiroz Cavalcanti Advogados e a agência Duxi Comunicação.

“O evento de lançamento do HUB ODS Pernambuco é uma oportunidade de apresentar aos principais grupos empresariais pernambucanos o que é a iniciativa e como iremos atuar no Estado. Mostrar a esse importante grupo econômico que há possibilidades de pensar estrategicamente as ações empresariais numa ótica inclusiva, baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa janela que abriremos serve para inspirar os próximos passos das empresas que atuam em Pernambuco através da iniciativa, que trará luz à temática para que, juntos, possamos construir um futuro mais inclusivo e sustentável”, ressalta Eduarda Chaves, coordenadora do HUB ODS Pernambuco.

O HUB ODS já está presente em seis estados do Brasil, sendo eles Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Amazonas e Ceará, e agora chega a Pernambuco. Trata-se de um mecanismo criado para aumentar o impacto regional nos ODS dentro da vocação de cada estado, alcançando os principais atores das diferentes regiões brasileiras.

As iniciativas em cada região são conduzidas em parceria com uma organização âncora por estado, que contribui no âmbito operacional e estratégico, criando conjuntamente um plano de ação para aquela região. É um convite às empresas brasileiras para reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas.

A participação no HUB ODS é gratuita e não há limite de representantes inscritos por organização. Também não é necessário ser participante do Pacto Global, basta que a organização tenha sede ou operações nos estados com HUBs implementados.

Para isso, as empresas e organizações participantes terão acesso à disseminação dos dez Princípios do Pacto Global e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre o setor empresarial da região; capacitações e iniciativas de engajamento sobre integração dos ODS na estratégia empresarial utilizando metodologias do Pacto Global; projetos e ações coletivas dentro dos temas da Agenda 2030 e sua conexão com o setor empresarial; e desenvolvimento de atividades institucionais relacionadas ao tema de ODS e empresas, incluindo seminários, mesas redondas e eventos.

Tags

Autor