Diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM é agraciada com Medalha Heroínas do Tejucupapo
Medalha entregue pela OAB homenageou 11 mulheres em Pernambuco
A diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lúcia Pontes, recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), a Medalha do Mérito Heroínas de Tejucupapo 2022, entregue pela OAB Pernambuco.
Ao todo, onze mulheres foram agraciadas com a medalha pela sua contribuição à sociedade em várias áreas de atuação. Lúcia foi agraciada com a medalha na categoria "Ação Social".
- RioMar e Instituto IJCPM incentivam a solidariedade por meio da doação de brinquedos; saiba como ajudar
- Saúde da Mulher: IJCPM promove ação no Recife reforçando necessidade da prevenção ao câncer de mama
- EMPREGO: TJPE e IJCPM planejam parceria para qualificar e inserir jovens no mercado de trabalho
- IJCPM e UNIT iniciam negociações sobre parceria para concessão de bolsas a alunos que querem cursar a universidade
A diretora é graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e, desde de 2006, cumpre a função de diretora de Desenvolvimento Social, respondendo por ações de compromisso social e sustentabilidade junto a unidades de negócios.
"Me sinto super feliz porque a OAB tem credibilidade, pelas lutas democráticas, por trabalhar pelas pessoas excluídas, por dar voz a quem necessita de sua cidadania reafirmada. É uma honra receber essa homenagem, traduzindo nosso trabalho, que vem com tanto esforço, há dez anos. No conjunto da minha carreira, é o trabalho me dá um prazer enorme pelos resultados nas comunidades do Pina e Brasília Teimosa. Isso só nos honra, são as ações sociais do instituto sendo reconhecidas, principalmente, por seus beneficiários", afirmou Lúcia.
Lúcia é responsável pela Fundação Pedro Paes de Mendonça, em Sergipe, e pelo Instituto JCPM de Compromisso Social, que atua, prioritariamente, com jovens de 16 a 24 anos moradores do entorno dos empreendimentos comerciais do Grupo JCPM.
O Instituto tem como norte de suas ações elevar o potencial de empregabilidade da juventude, ampliar conhecimentos gerais, estimular a leitura e proporcionar orientação comportamental – trabalho que termina auxiliando na formação de cidadãos mais conscientes e conectados com as demandas atuais.
Com unidades no Recife, em Salvador, em Fortaleza e em Aracaju, o IJCPM já atendeu 45 mil jovens desde a sua criação, no final de 2007, com iniciativas como elevação de escolaridade, cursos pré-universitário e de férias, qualificação profissional, jovem aprendiz e formação empreendedora.
Medalha
A medalha faz homenagem à Batalha de Tejucupapo, protagonizada por mulheres em um pequeno distrito homônimo localizado em Goiana (Mata Norte de Pernambuco), no século 17, durante a invasão holandesa.
Lideradas pelas heroínas Maria Camarão, Maria Quitéria, Maria Clara e Maria Joaquina, as mulheres que participaram da Batalha de Tejucupapo resistiram aos diversos ataques dos holandeses, que estavam em busca de comidas e bens.
Confira a lista de homenageadas em 2022:
Ana Luiza Mendonça Fonseca Carlos
Categoria Defesa da Mulher
Antonella Bruna Machado Torres Galindo
Categoria Educação
Clécia Guerra Bezerra de Melo Gandolfi
Categoria Funcionária da OAB/PE
Luciana Barbosa de Oliveira Santos
Categoria Política
Maria Lúcia Alves de Pontes
Categoria Ação Social
Mariana de Godoy Amazonas
Categoria Negócios
Mariana Vargas Cunha de Oliveira Lima
Categoria Ciências Jurídicas
Maristela Santos Niz
Categoria Jornalismo e Comunicação
Roseana Maria Lins Brito Faneco Amorim
Categoria Personalidade e Liderança
Rosimary Costa dos Santos
Categoria Medicina/Saúde
Silvia Regina Bessa Cunha
Categoria Cultura