OUTUBRO ROSA IJCPM

Saúde da Mulher: IJCPM promove ação no Recife reforçando necessidade da prevenção ao câncer de mama

Em alusão ao Outubro Rosa, iniciativa do IJCPM conta com diversas atividades ao longo desta quarta (26) e tem como tema "Amor próprio é a melhor prevenção"

Julianna Valença
Cadastrado por
Julianna Valença
Publicado em 26/10/2022 às 10:41
 Welington Lima / TV
IJCPM contra o câncer de mama. - FOTO: Welington Lima / TV
Leitura:

Cerca de 120 mulheres das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa saíram em caminhada pela Zona Sul do Recife nesta quarta-feira (26), em prol da saúde das mulheres. A inciativa é do Instituto JCPM, que realiza esta semana atividades com o tema “Amor próprio é a melhor prevenção”.

O grupo saiu em caminhada às 8h da Igreja do Pina e finalizou o percurso na sede do Instituto JCPM, no RioMar Recife, onde, durante dois dias, ações serão realizadas em torno da prevenção ao câncer de mama. Durante a ação, as mulheres foram conversando com outras sobre a importância dos exames preventivos.

 Welington Lima / TV
IJCPM contra o câncer de mama. - Welington Lima / TV

Campanha "Amor próprio é a melhor prevenção” do IJCPM

Este ano, a ação do IJCPM tem como foco, além da prevenção, mas também ressignificar o processo de luta no enfrentamento à doença.

Foram identificadas na comunidade 16 mulheres que estão ou passaram, recentemente, por tratamento de câncer. Com idades que vão de 29 a 77 anos, são exemplos de pessoas com histórias de luta contra a doença.

Welington Lima / TV Jornal
Mulheres caminham contra o câncer de mama no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. - Welington Lima / TV Jornal
Welington Lima / TV Jornal
Mulheres caminham contra o câncer de mama no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. - Welington Lima / TV Jornal
Welington Lima / TV Jornal
Mulheres caminham contra o câncer de mama no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. - Welington Lima / TV Jornal

"O meu diagnóstico veio em 2019, eu descobri através do exame de toque. Mulheres estejam com o seus exames em dia, o câncer de mama tem cura sim e o diagnóstico precisa ser feito o quanto antes", afirmou a administradora de empresas, Daniele Timóteo, 42 anos.

Às 13h30 desta quarta-feira, as mulheres passarão por uma sessão de cuidados e produção, com maquiagem, cabelo, em parceria com salões das comunidades, para, na sequência, participarem de uma sessão de fotografia.

Na quinta-feira (27), a médica ginecologista Ladjane Delgado estará no IJCPM, às 9h, para uma roda de conversa com mulheres das duas comunidades sobre a saúde feminina. Em seguida, a médica radiologista Mirella Ávila fará exames em mulheres previamente cadastradas e conversará sobre a importância dos exames preventivos.

Pelo segundo ano, o Centro de Diagnóstico Lucilo Ávila é parceiro da ação do IJCPM. Mirela Ávila destaca o cuidado e importância da iniciativa.

“Faremos um exame físico para detectar aquelas que precisem de exames de imagem com maior brevidade - seja pela idade ou porque nós percebemos alguma alteração importante. Reafirmar tal parceria com o IJCPM, por mais um ano, é realmente possibilitar que o Outubro Rosa permaneça fazendo sentido o ano inteiro”, declarou.

“Ficamos muito sensibilizados no ano passado quando, ao oferecermos pela primeira vez exames clínicos, muitas mulheres relataram que nunca haviam sido examinadas por um médico na investigação de nódulos ou alguma anomalia. Entendemos que palestras e conversas são de extrema relevância, mas oferecer exames é algo que pode mudar a vida de uma pessoa”, comenta Lucia Pontes, diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM.

Estima-se que 60 mulheres sejam atendidas ao longo da manhã do dia 27. As ações como um todo devem impactar cerca de 200 mulheres nos dois dias.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Quarta-feira (26)

  • 8h Caminhada Outubro Rosa, saída da Igreja do Pina;
  • 9h30 Alongamento e dança com equipa da CIA Athletica;
  • 13h30 Momento salão, com foco na autoestima;
  • 15h30 Produção fotográfica das participantes.

Quinta-feira (27)

  • 9h  Roda de conversa sobre a saúde feminina com a médica ginecologista Ladjane Delgado
  • Em seguida, a médica radiologista Mirella Ávila fará exames nas mulheres cadastradas

Comentários

Últimas notícias