OPORTUNIDADE

IJCPM e UNIT iniciam negociações sobre parceria para concessão de bolsas a alunos que querem cursar a universidade

Instituto JCPM de Compromisso Social e Universidade Tiradentes (UNIT) irão fechar parceria para que jovens de Brasília Teimosa e do Pina, assistidos pelo Instituto, possam chegar ao ensino superior

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 01/08/2022 às 19:59 | Atualizado em 02/08/2022 às 14:28
BETO DLC/JC IMAGEM
UNIÃO Estudantes vão ganhar bolsas com descontos entre 30% a 70% nas mensalidades. O valor restante será custeado pelo IJCPM - FOTO: BETO DLC/JC IMAGEM
Leitura:

Com informações da repórter Natália Ribeiro

Ter formação universitária e desenvolver uma carreira é o desejo da grande parte dos jovens. Mas a disputa pelas vagas nas universidades públicas termina deixando de fora muitos candidatos que, sem recursos financeiros para custear as mensalidades nas instituições privadas, terminam desistindo.

Nesta segunda-feira (1º), o empresário e presidente do Instituto JCPM de Compromisso Social, João Carlos Paes Mendonça, fez uma visita ao Centro Universitário Tiradentes (UNIT), no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife, onde foi recebido pelo professor e fundador da instituição de ensino, Joubert Uchoa. O objetivo é iniciar uma parceria entre o Instituto JCPM e a UNIT para concessão de bolsas universitárias aos jovens do Pina e de Brasília Teimosa assistidos pelo Instituto.

As bolsas parciais poderão ser entre 30% a 70%, podendo chegar a totalidade. Caso seja parcial, o valor restante será custeado pelo IJCPM.

A seleção será feita pela Comissão Permanente de Processo Seletivo da UNIT, a Compese, onde serão observados histórico escolar, redação, e entrevista sobre projeto de vida. Além disso, o candidato deverá estar matriculado no Pré-Universitário do IJCPM.

Investimento em educação para desenvolver pessoas e lugares

"Esse é o nosso grande desafio. A parceria com a Unit beneficia esses jovens que vêm da escola pública, para que eles tenham oportunidade de estudar e de vencer na vida, através do emprego, da sua formatura ou do ensino técnico. E, ao mesmo tempo, ajudar a desenvolver esta região tão carente, como é Pernambuco e o Recife", afirmou o empresário João Carlos Paes Mendonça

Para João Carlos, investir em educação é natural. "É uma maneira de retribuir àquele pessoal de Brasília Teimosa e do Pina, dando oportunidade de trabalho e ensino e preparando cidadãos e cidadãs para o futuro", concluiu o empresário.

Para o professor Joubert Uchoa, professor e fundador da Universidade Tiradentes, a parceria entre a UNIT e o IJCPM é motivo de orgulho. "É um orgulho imenso para mim e para os que fazem a universidade participar desse projeto que vai beneficiar jovens carentes", definiu o professor.

Oportunidade que inspira os estudos

Para o estudante do curso pré-vestibular do Instituto JCPM de Compromisso Social, Wellington Rodrigues, de 21 anos, ter a oportunidade de fazer parte de uma universidade particular que oferece cursos nas áreas de saúde, tecnologia e administração é algo gratificante.

"O curso pré-vestibular do IJCPM me ajuda bastante com os estudos. É um reforço que inspira jovens como eu, que não podem bancar um cursinho particular. E essa parceria com a Unit é bem agregador", disse.

Wilson revela que cursar Medicina é o seu sonho desde o ensino médio, quando começou a frequentar as aulas do Instituto. "Agora é ficar firme nos estudos. O Enem vem aí e vai dar tudo certo", falou confiante.

O IJCPM investe na preparação de jovens para a universidade desde 2009 quando começou a oferecer o curso Pré-Universitário. Desde então, 978 moradores das comunidades atendidas passaram pelas salas de aula e, atualmente, 94 cursam universidades públicas e privadas.

O termo de parceria prevê também que estudantes da universidade atuem de forma voluntária nas comunidades do Pina e de Brasília Teimosa, com dedicação de 12 horas semanais.


Comentários

Últimas notícias