PREÇO DA GASOLINA VAI AUMENTAR EM 2023? Veja qual o preço da gasolina HOJE (3)
Entenda a possível mudança no preço da gasolina
Com a posse do presidente Lula (PT), muitos cidadãos têm dúvidas sobre os possíveis planejamentos do governo para estabilizar o preço da gasolina.
Na última segunda-feira (2), foi publicada a medida provisória (MP) que prorroga a desoneração dos impostos federais que incidem sobre os combustíveis. Entenda porquê o valor do combustível pode mudar e saiba qual o preço da gasolina hoje (3).
PREÇO DA GASOLINA VAI AUMENTAR?
É possível que o preço da gasolina suba a partir de janeiro de 2023, devido a recomposição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que tem as alíquotas definidas pelos governadores estaduais.
Isso porque, apesar da medida provisória que aumenta a desoneração dos impostos ter sido publicada, ela ainda precisa ser validada pelo congresso para que as regras passem a vigorar.
Veja o que define o texto da MP:
- ficam reduzidas a zero, até 31 de dezembro de 2023, as alíquotas dos impostos federais PIS/Pasep e Cofins que incidem sobre o diesel, biodiesel, gás natural e gás de cozinha;
- ficam reduzidas a zero, até 28 de fevereiro de 2023, as alíquotas dos impostos federais PIS/Pasep Cofins que incidem sobre gasolina, álcool, querosene de aviação e gás natural veicular;
- no caso da gasolina, a Cide, outro tributo federal, também foi zerado até 28 de fevereiro.
PREÇO DA GASOLINA
Muitos cidadãos têm dúvidas se a subida no valor da gasolina está correlacionado com a posse do presidente Lula (PT).
É preciso esclarecer que o aumento no preço da gasolina não tem relação direta com posse do novo presidente, mas sim ao vencimento do prazo de isenção de impostos federais sobre combustíveis, que venceu no dia 31 de dezembro de 2022.
ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR E CONFIRA RECOMENDAÇÕES PARA ECONOMIZAR GASOLINA:
PREÇO DA GASOLINA HOJE
Hoje (3), o preço médio do litro da gasolina no Brasil está avaliado em R$ 4,93, baseado nos preços médios estabelecidos pela Petrobras (gasolina A) e nos preços médios ao consumidor final (gasolina C).