Artesanato

Centro de Artesanato de Pernambuco lança e-commerce e facilita acesso do artesanato local para todo o Brasil

O site (www.lojaartesanatodepernambuco.pe.gov.br) conta com mais de 400 peças das mais diversas matérias-primas: cerâmica, madeira, palha, fibra, papel e fios. Além de mostrar toda a diversidade e riqueza da arte popular local para todos os Estados brasileiros

Adriana Guarda
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Adriana Guarda
Publicado em 07/01/2023 às 21:04 | Atualizado em 07/01/2023 às 21:12
LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM
Bastidores do Centro de Artesanato de Pernambuco. Como as peças chegam ao centro e de que forma elas são colocadas a venda. Matéria para o dia do Artesão que é comemorado no próximo domingo. - FOTO: LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

O Artesanato de Pernambuco agora está a apenas um clique de qualquer lugar do Brasil. Desde o final de dezembro, começou a funcionar a plataforma de vendas e-commerce do Centro de Artesanato de Pernambuco. Na ferramenta, mestres e artesãos do Estado podem comercializar suas obras online e enviá-las para todo o País.

Divulgação
Loja online do Centro de Artesanato de Pernambuco - Divulgação

O site (www.lojaartesanatodepernambuco.pe.gov.br) conta com mais de 400 peças das mais diversas matérias-primas: cerâmica, madeira, palha, fibra, papel e fios. Além de mostrar toda a diversidade e riqueza da arte popular local para todos os Estados brasileiros. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o setor, que é potência produtiva da economia criativa do Estado.

Este foi mais um instrumento da política pública promovida pelo Governo do Estado ainda durante a gestão Paulo Câmara (PSB), por meio da Diretoria-Geral da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.

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Bastidores do Centro de Artesanato de Pernambuco. Como as peças chegam ao centro e de que forma elas são colocadas a venda. Matéria para o dia do Artesão que é comemorado no próximo domingo. - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

18 anos, o Centro de Artesanato atua como ponto de venda direta entre quem produz e o seu público consumidor. Ou seja, além de impulsionar a cadeia produtiva, é uma importante iniciativa para divulgação, manutenção e fomento do trabalho de artesãos e mestres pernambucanos.

Atualmente, existem cinco lojas físicas do Centro de Artesanato no Estado: a primeira delas fica localizada no km 107 da BR 102, no município de Bezerros, no Agreste. No Recife, inaugurada há 10 anos, a unidade do Marco Zero, no coração da capital, reúne cerca de 25 mil obras criadas e produzidas pelas mãos de mais de 1,5 mil artesãos e mestres, sendo considerada a maior loja no segmento artesanal do Brasil e vitrine para turistas de todo o país e do mundo.

Em Olinda, o Artesanato de Pernambuco possui uma loja no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, um importante e afetivo equipamento público da cidade, localizado no bairro do Varadouro. Além destas, existem mais duas lojas nos shoppings Recife e Tacaruna.

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Bastidores do Centro de Artesanato de Pernambuco. Como as peças chegam ao centro e de que forma elas são colocadas a venda. Matéria para o dia do Artesão que é comemorado no próximo domingo. - LEO MOTTA/ACERVO JC IMAGEM

Nas lojas do Centro de Artesanato de Pernambuco, é possível encontrar peças de grandes mestres e mestras do Estado. Entre eles, Luiz Benício, J. Borges, Marcos de Sertânia, Família Eudócio, Simone Souza, Cida e Neguinha. Agora, com a plataforma e-commerce, ficou ainda mais fácil encontrar, num só lugar, as obras desses artistas que representam com tanta maestria a arte popular do Estado. 

Literalmente com a palma da mão, é possível fazer uma viagem do Sertão ao Litoral e levar para casa - ou mandar de presente - o melhor do Artesanato de Pernambuco. 

 

O e-commerce chega para abrir mais uma janela de oportunidades. Agora o artesão pernambucano ganha o mundo em uma espécie de Fenearte que funcionará 24 horas por dia, 7 dias da semana. O lançamento do trabalho dos artesãos pernambucanos em uma plataforma gerenciada pela Adepe é uma forma de encurtar o caminho entre compradores e quem produz artesanato.

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