Carnaval 2023

Carnaval vai contar com operação especial do ONS para garantir segurança no fornecimento de energia

Modelo é o mesmo adotado em datas de grande mobilização e as ações visam garantir ainda mais segurança ao Sistema Interligado Nacional

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 16/02/2023 às 16:37 | Atualizado em 16/02/2023 às 16:57
MARCELO CAMARGO/ AGÊNCIA BRASIL
FORÇA-TAREFA Entre às 17h desta sexta-feira (17) e o meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas (22), o ONS adotará medidas semelhantes àquelas adotadas em dias de grande mobilização - FOTO: MARCELO CAMARGO/ AGÊNCIA BRASIL

O Carnaval é uma festa que faz o consumo de energia aumentar. Muita gente junta e usando energia elétrica ao mesmo tempo. Para garantir o fornecimento de energia com segurança, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai realizar uma operação especial durante os dias da folia. 

Entre às 17h desta sexta-feira (17) e o meio-dia da Quarta-Feira de Cinzas (22), o ONS adotará medidas semelhantes àquelas adotadas em dias de grande mobilização, como por exemplo, os feriados de Natal e Ano Novo.

 

No período carnavalesco, uma das principais medidas é autorizar intervenções na rede elétrica de atendimento a capitais e outas áreas de grande aglomeração, desde que não acarretem corte de carga, ou que não agreguem risco de corte de carga em caso de contingências.

Além disso, também são realizadas intervenções em casos de urgência ou em casos nos quais os serviços de manutenção já estão em andamento, sem possibilidade de retorno à operação, ou intervenções que garantam ainda mais segurança à operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os períodos caracterizados por grande mobilização popular no País demandam alterações na rotina operacional do setor elétrico devido à alteração dos hábitos de consumo de energia elétrica, fazendo com que a carga do Sistema Interligado Nacional (SIN) tenha comportamento diverso do que se verifica nos dias típicos, o que exige procedimentos específicos.

AUMENTO DO CONSUMO

O Carnaval fora de época no Rio de Janeiro e em São Paulo; realizado em abril de 2022, por conta da pandemia da covid-19, registrou aumento de 5% no consumo de energia elétrica, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.   

O crescimento foi percebido nos setores de serviços e comércio, além das indústrias de alimentos e bebidas foram responsáveis por 10% do consumo total de energia em cada Estado. 

O QUE FAZ O ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é responsável pela coordenação e pelo controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), além do planejamento da operação dos sistemas isolados do país.

Sob o comando do ONS estão 161 hidrelétricas em 22 bacias hidrográficas, de múltiplos proprietários, que deverão totalizar quase 110GW no SIN até 2025.

Atualmente, a matriz elétrica brasileira é considerada um exemplo mundial de sustentabilidade, já que mais de 82% da energia elétrica produzida vem de fontes renováveis.

Com mais de 20 anos de existência, o Operador mantém equipes atuando durante sete dias por semana, 24 horas por dia, em salas de controle localizadas no Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Florianópolis.

Comentários

Últimas notícias