O Carnaval da retomada, batizado pela Prefeitura do Recife como #VolteiRecife com todos os Carnavais, contribuiu para movimentar a economia da Capital pernambucana. Balanço divulgado pela Prefeitura do Recife nesta Quarta-Feira de Cinzas (22), contabiliza um público de 2,7 milhões de foliões nos cinco dias de festa.
A folia foi responsável por injetar R$ 2 bilhões na economia da cidade e de gerar 50 mil vagas temporárias de trabalho.
O turismo foi um dos setores que se beneficiou com o retorno da festa. De acordo com dados do Observatório do Turismo do Recife (OTREC), o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre registrou um fluxo de 420 mil passageiros neste mês de fevereiro.
Para o período carnavalesco, as principais companhias aéreas como Azul, Gol e Latam incrementaram a oferta de voos, injetando 100 voos extras para atender a demanda, além dos 1.750 voos regulares. Atualmente, Recife realiza conexões diretas com 26 estados, sendo 44 voos diretos nacionais e 4 diretos internacionais.
A ocupação hoteleira na cidade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE) foi de 96,12%. É importante destacar que, neste Carnaval 2023, a permanência média passou para cinco noites, superando o dado anterior, que era de quatro noites.
Os turistas que ficaram hospedados nos principais 30 hotéis da cidade foram apresentados ao Carnaval, com a Blitz da Folia. Na ocasião, personagens invadiram o café da manhã e alcançaram cerca de 10 mil pessoas, além dos outros 15 mil que foram surpreendidos nos shoppings centers.
Os Centros de Atendimento ao Turista (Aeroporto, TIP, Praça do Arsenal; Pracinha de Boa Viagem e Ambiental/2º Jardim de Boa Viagem) e o Centro de Informações na Central do Carnaval atenderam mais de 2 mil pessoas. Dos atendimentos, mais de 1,6 mil foram demandas nacionais e mais de 300 internacionais.
A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife encomendou uma pesquisa de satisfação para avaliar a sensação de quem vivenciou o Carnaval recifense. Dos entrevistados, 96% afirmam que pretendem voltar para brincar o Carnaval do Recife; 97,7% informaram que recomendam a festa e cerca de 50% disseram que a festa recifense superou e/ou atendeu às expectativas.
PATROCÍNIO DO CARNAVAL
Para realizar a festa, a Prefeitura do Recife mobilizou parcerias junto à iniciativa privada e captou mais de R$ 8 milhões, viabilizados por meio de quatro editais para captação de cotas de patrocínios.
Os parceiros são Ambev, Sports Entretenimento e Produção de Eventos, TIM e CVC. O prefeito João Campos diz que o evento também contou com recursos próprios e que o investimento total deve chegar a R$ 35 milhões.
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