AMARO RECUPERAÇÃO JUDICIAL: Amaro pede recuperação extrajudicial com dívidas que somam R$ 244,5 milhões
O plano envolve pagamentos somente de credores quirografários, os que não possuem um direito real de garantia, e adesão de 41,63% deles
Com informações do Estadão Conteúdo
A quantidade de empresas em crise aumentou mais ainda nesta semana, uma vez que a varejista de moda Amaro pediu à Justiça de São Paulo a homologação de seu pedido de Recuperação Extrajudicial.
Processo em que a empresa faz acordo com seus credores e estabelece um plano de reestruturação.
AMARO RECUPERAÇÃO JUDICIAL
A Amaro soma dívidas de R$ 244,5 milhões, sendo R$ 151,8 milhões em dívidas bancárias e R$ 92,8 milhões com fornecedores.
O plano envolve pagamentos somente de credores quirografários, os que não possuem um direito real de garantia, e adesão de 41,63% deles.
Dentre os motivos para que o pedido seja concedido rapidamente, a Amaro cita ações que sofre na Justiça, “que colocam em risco as atividades empresariais, em virtude da iminência de atos de constrição de patrimônio, falência e/ou despejo das lojas”.
A Amaro pede que essas ações sejam suspensas por 180 dias com a homologação do plano.
Em nota enviada ao InfoMoney, a Amaro afirmou que o acordo ”tem como objetivo preservar sua liquidez e adequar a sua estrutura de capital para fortalecer a operação. Além disso, visa a manutenção do relacionamento com fornecedores e parceiros”.
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MODELO DE NEGÓCIOS DA AMARO
A Amaro foi fundada em 2012 e a loja foi uma das primeiras do segmento de moda a promover esse tipo de integração do comércio físico com o digital.
Contudo, assim como outras empresas de tecnologia brasileiras, a Amaro foi afetada pela alta taxa de juros e a piora no consumo, devido à baixa liquidez do mercado – medida para conter o avanço da inflação no País.
A Amaro adota um modelo de vendas baseado no comércio eletrônico, apesar de também ter lojas físicas no País, nas quais os consumidores podem provar as peças de roupa antes de comprá-las.
As lojas físicas têm computadores para mostrar o estoque e também para fazer às vezes dos atendentes do caixa. Ou seja, os pagamentos podem ser online.
A Amaro já foi considerada um ativo valioso para redes de moda listadas na Bolsa. Entretanto, o valor da Amaro era tido como alto, o que acabou afastando possíveis compradores.
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