Senai 80 anos: Observatório da Indústria será inaugurado, durante aniversário da instituição em Pernambuco
Celebração de 80 anos do Senai em Pernambuco será realizada na Casa da Indústria, junto com a inauguração do Observatório da Indústria, que vai funcionar no prédio da escola de Santo Amaro, no Recife
O Serviço Nacional de Aprendizagem Indiustrial (Senai) comemora 80 anos de atuação em Pernambuco nesta quarta-feira (26), com evento a partir das 17h30, na Casa da Indústria, em Santo Amaro. Além de comemorar a trajetória de oito décadas no Estado, formando profissionais, contribuindo para o fortalecimento da indústria e impulsionando o desenvolvimento de Pernambuco, a celebração vai marcar a inauguração do Observatório da Indústria.
Construído na escola do Senai de Santo Amaro com investimento de R$ 3 milhões, o Observatório da Indústria é um centro de inteligência que atua para impulsionar o desenvolvimento da indústria na região, a partir de informações estratégicas de estudos prospectivos e de pesquisas primárias e secundárias.
A proposta é desenvolver soluções para o setor industrial tomar decisões mais assertivas. A idéia é se aproximar do empresariado e contribuir para o crescimento econômico de Pernambuco e do Nordeste. Em atuação desde agosto de 2021, o Observatório pernambucano integra a Rede de Observatórios do Sistema Indústria, que conta com 17 unidades espalhadas pelo País.
- Senai 80 anos: Pernambuco foi o primeiro Estado do Nordeste a ter Conselho Regional do Senai, em 1943
- Senai 80 anos: Cursos transformam a vida de jovens e adultos de baixa renda
- Senai 80 anos: Instituição comemora oito décadas de formação profissioanal e apoio à indústria em Pernambuco
- Senai 80 anos: "Desafio da indústria é acompanhar a velocidade das transformações tecnológicas", diz Camila Barreto
Além de um centro de inteligência,que pretende atuar para alavancar o desenvolvimento industrial na região, o Observatório da Indústria tem a missão de produzir informações estratégicas, criar estudos prospectivos e realizar pesquisas primárias e secundárias, sempre com foco em soluções para o setor industrial.
A gerente de Pesquisa e Prospectiva do Senai-PE, Ana Paula Vasconcelos, reforça que o Observatório surge com o objetivo de solucionar problemas da indústria. "Vamos usar bases de dados como subsídios para tomada de decisões na indústria. De posse dessas informações, será possível reduzir custos, aumentar a competitividade e prevê cenários futuros", explica.
O Observatório também vai fazer estudos prospectivos, apontando a conjuntura de setores em âmbito nacional e internacional. Ana Paula adianta que os setores de confecção e panificação estão em análise.
"A ideia é mostrar o que está acontecendo nesses setores. Quais são as tendências, o que está sendo estudado, que novidades estão surgundo e várias outras informações", observa a gestora do Senai.
A consultoria prestada pelo Observatório às indústrias, governos e outros clientes será paga, mas Ana Paula afirma que o objetivo não é que o centro de inteligência seja ums importante fonte de receita, mas um instrumento para contribuir com a competitividade da indústria e o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste.