Praia de Guadalupe ganha novo condomínio do Grupo JCPM em Pernambuco
Grupo JCPM está implantando Condomínio Praia de Guadalupe, empreendimento turístico de alto padrão, com área total de 1,2 milhão de m²
A Praia de Guadalupe é aquilo que se costuma chamar, sem exagero, de espetáculo da natureza. Um tesouro escondido e pouco explorado onde - por capricho do ambiente - mar, rio, mata se encontram. É uma faixa de areia branca, diante de um mar de águas calmas, mornas e cristalinas; margeada por coqueiros e árvores da mata atlântica. Esses três quilômetros de praia, de beleza natural preservada, estão localizados na Costa de Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco, a 80 km do Recife.
Quando a maré baixa, formam-se piscinas naturais, com recifes de coral e peixinhos coloridos, que se deixam ver. A trilha sonora fica por conta do movimento das ondas e dos bem-te-vis, sanhaços e sabiás. Em Guadalupe, as águas salgadas do oceano recebem a visita das águas doces do Rio Formoso, completando a exuberância da região.
É nesse cenário surpreendente que o Grupo JCPM está implantando o Condomínio Praia de Guadalupe, um empreendimento turístico de alto padrão, com área total de 1,2 milhão de m², com preservação ambiental de 75%.
"Nós pensamos em um projeto para dotar o litoral de Pernambuco com um empreendimento diferenciado. Adquirimos o terreno em 2004, começamos a caminhada em 2008 e o projeto só foi aprovado em 2022. Foi uma longa história, mas que está se concretizando", diz o presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.
GUADALUPE CASAS
O Condomínio Praia de Guadalupe Casas é formado por 42 lotes. A proposta é que os investidores adquiram os terrenos e ergam as residências respeitando o padrão construtivo do projeto.
Os projetos arquitetônicos foram idealizados para aliar preservação e inovação. A ideia é integrar as novas construções à mata nativa e à paisagem de uma das praias mais bonitas do litoral nordestino.
CONFORTO E LAZER
Na área comum, o Condomínio Praia de Guadalupe Casas oferece um conjunto de serviços, além de equipamentos de lazer. No Clube serão construídas quadras de tênis e beach tênis, restaurante, spa, salão de festas e academia. No espaço que pode ser utilizado por todos os condôminos também tem parque infantil, empório e os chamados Apoio Praia e Apoio Rio.
Como o terreno do condomínio dá acesso tanto à praia quanto ao Rio serão montadas estruturas de apoio aos condôminos próximos às saídas, com restaurante e carros elétricos para auxiliar no transporte interno das pessoas. O empreendimento também terá heliponto e já foi construído o píer para o futuro projeto de uma marina seca.
INFRAESTRUTURA
O diretor da Divisão Imobiliária do Grupo JCPM, Francisco Bacelar, destaca que o empreendimento recebeu um investimento relevante em infraestrutura. "Trouxemos um ramal da Compesa para abastecer o condomínio e as casas, recuperamos a via Hilda de Queiroz fizemos o calçamento e uma ciclovia integrada à estrada, implantamos iluminação e dados e voz subterrâneas, investimos em 100% de energia renovável e teremos geradores para as casas e a área comum, evitando lapsos de energia", detalha. O aporte total em infraestrutura foi de R$ 80 milhões.
O Condomínio Praia de Guadalupe carrega a marca do Grupo JCPM, unindo desenvolvimento regional, sustentabilidade, respeito à comunidade e preservação histórica. Com esse conceito, valoriza as maiores riquezas dos pernambucanos: sua natureza, sua história e seu povo.
Hoje o empreendimento gera 300 empregos diretos na fase de implantação da infraestrutura e início da construção. "Desse total, 61% são funcionários da região e contamos com o Instituto JCPM na capacitação da mão de obra local, gerando negócios e desenvolvimento", ressalta Bacelar.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A preocupação com a sustentabilidade está desde a área destinada à preservação ambiental, passando pela escolha dos materiais na construção.
O processo construtivo usa estruturas pré-moldadas prontas para a montagem, evitando desperdício. O projeto também tem uma pegada de redução de carbono, com o uso da chamada madeira engenheirada. Um total de 32 mil mudas estão sendo plantadas.
A preservação histórica também é uma das marcas do Condomínio Praia de Guadalupe. Na aquisição do terreno, em 2004, a Capela de Nossa Senhora de Guadalupe estava se deteriorando e agora está sendo recuperada. Recuperar a capela da padroeira da América Latina que dá nome a um pedaço do paraíso na Costa de Sirinhaém, é manter viva a identidade de um povo.
CASAS ALTAS
Em breve, o Grupo JCPM vai lançar a segunda etapa do empreendimento, o Condomínio Praia de Guadalupe Casas Altas. A expectativa é que a construção comece no primeiro trimestre do próximo ano e seja concluída em 24 meses. O projeto aproveita a topografia do terreno, com três pavimentos de casas transpassadas e desencontradas, permitindo mais privacidade aos moradores.
Com toda sua infraestrutura e localizado em uma das praias quase intocadas de Pernambuco, o condomínio oferece mais do que casas de praia, mas a oportunidade de aproveitar tudo o que a natureza trouxe de melhor em um só lugar durante o ano inteiro.