Recifenses pretendem desembolsar mais de R$ 100 nos presentes de Natal
Os itens de vestuário são a preferência de 61% da população do Grande Recife nas compras deste período natalino, segundo o resultado da pesquisa
Uma pesquisa inédita que acaba de ser divulgada pelo Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE) através do Núcleo de Inteligência de Mercado, revela que mais de 62% da população do Grande Recife pretende comprar presentes para o Natal que se aproxima, contra 34% que não pretendem comprar nada. A maior parte dos presentes vai para os filhos com 47,83%. Pais e cônjuges estão empatados dentro da margem de erro do estudo, ficando com 34,65% e 33,86%, respectivamente.
Segundo o educador financeiro, João Paulo Nogueira, coordenador Núcleo de Inteligência de Mercado da UniFafire, os filhos são maioria na pesquisa devido ao forte vínculo emocional dos pais, que desejam demonstrar amor e cuidado nessa data.
“O Natal tem forte apelo infantil, reforçado por tradições como o Papai Noel e o foco em brinquedos. Campanhas publicitárias e normas sociais também incentivam a priorização das crianças”, aponta. Além disso, muitos pais aproveitam a ocasião para recompensar o comportamento ou conquistas dos filhos ao longo do ano. “Esses fatores tornam as crianças o centro das atenções durante a celebração natalina”, considera o professor.
A avaliação foi realizada durante o período compreendido entre 11 de novembro e 29 de novembro deste ano e ouviu 796 pessoas em diversos espaços públicos do Recife. Os questionários foram estruturados por estudantes da Projetos Junior supervisionados pelos consultores da UniFafire.
Entre o público que sinalizou sobre a intenção de comprar algum presente para a data, a pesquisa identificou que a maioria, ou seja, 71,96% dos respondentes pretende gastar mais de R$ 100, contra 23,53% que disse estar disposto a investir entre R$ 50 e R$ 100. Apenas 4,51% dos entrevistados, deve comprar presentes abaixo de R$ 50. Os itens de vestuário são preferência entre os produtos para 61% da população do Grande Recife
Com relação ao local onde o presente será adquirido, a maioria dos entrevistados, ou seja 71%, pretendem comprar em lojas físicas de bairros ou centros de compras. Para o coordenador do estudo, isso mostra que mesmo o comércio eletrônico estando em alta, boa parte da população ainda prefere comprar no cara a cara. “Nas lojas físicas, as pessoas têm a possibilidade de ver e testar os produtos, garantindo a qualidade do que está adquirindo. Muitos consumidores valorizam o imediatismo de levar o item na hora, evitando atrasos comuns no e-commerce e também confiam no atendimento presencial, sem contar que ainda evitam os custos extras com o frete”, comenta. Além disso, diz ele, o clima festivo das lojas, com decorações e interação social, torna a experiência mais agradável.
COMPORTAMENTO DE COMPRA
O levantamento mostra uma mudança de comportamento na forma de pagamento das compras, sendo o pix o novo xodó da população. O crescimento no uso do pagamento digital é expressivo e representa uma forte tendência neste Natal sendo apontada por 37,43% do público entrevistado, seguido pela compra parcelada no cartão de crédito com 20%, dinheiro em espécie com 16%, cartão de crédito não parcelado com 13,66% e cartão de débito com quase 12%.
João Paulo Nogueira observa que essa preferência pelo Pix é devido a rapidez e comodidade na transação que permite transferências instantâneas. O baixo custo já que não tem taxas para pessoas físicas e a segurança no processo de pagamento são outros atrativos dessa escolha. “Há ainda a facilidade ao enviar dinheiro diretamente para o presenteado, fazendo com que ele tenha uma maior flexibilidade na escolha do presente. Esses fatores fazem do pix uma opção popular e eficiente para as compras de Natal”, considera o educador financeiro.