PAGAMENTO | Notícia

Pix pode ser usado para pagar boletos a partir desta segunda (03); entenda o que muda

A partir de agora, boletos poderão ser pagos via Pix, com compensação instantânea. Nova regra do Banco Central também prevê boleto dinâmico

Por Maria Letícia Menezes Publicado em 03/02/2025 às 7:50

Os brasileiros que utilizam o pix, agora poderão pagar boletos com a ferramenta. Com a nova regra do Banco Central (BC), os boletos podem ser quitados utilizando um QR Code específico.

A mudança entrou em vigor nesta segunda-feira (3) e segundo o BC, promete tornar as transações mais rápidas e seguras, eliminando a espera de dias para a compensação dos valores.

A novidade faz parte de uma resolução aprovada pelo BC em dezembro de 2024. Além da nova opção para pagar boletos, a norma prevê a criação do "boleto dinâmico", que permitirá a negociação de dívidas de forma segura.

Como fazer o pagamento de boletos com Pix?

Desde dezembro, os boletos já são emitidos com um QR Code exclusivo para pagamento via Pix. 

  • O usuário aponta a câmera do celular para o QR Code do boleto;
  • O sistema direciona automaticamente para a transação via Pix;

Recentemente, o volume de transações na ferramente teve uma queda em dezembro, mas voltou a subir na segunda metade de janeiro.

 

O que muda?

Diferente do boleto tradicional, que pode levar até três dias úteis para ser processado, o pagamento será confirmado na hora.

Além da modernização dos pagamentos, o Banco Central também aprovou a criação do boleto dinâmico, um novo formato de cobrança que poderá ser utilizado em transações comerciais mais complexas.

 

Boleto dinâmico

O modelo, de acordo com o BC, será útil para empresas que trabalham com financiamento de recebíveis, como duplicatas escriturais – títulos que representam valores a serem pagos por terceiros.

No entanto, para que o boleto dinâmico entre em vigor, ainda é necessário que o BC publique uma instrução normativa detalhando quais ativos financeiros poderão ser incluídos na ferramenta.

A expectativa é que o boleto dinâmico comece a ser utilizado até seis meses após a aprovação do primeiro sistema autorizado para sua escrituração digital.

Como essa estrutura ainda está em desenvolvimento, não há uma data exata para a implementação completa da ferramenta.

Acompanhe as notícias do Jornal do Commercio


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Compartilhe