adeus

Morre Don Nacho, técnico do México em três Copas do Mundo

Ignacio Trelles Campos lenda do futebol, mexicano, tinha 103 anos

Karoline Albuquerque
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/03/2020 às 19:07
Notícia
DIVULGAÇÃO/CRUZ AZUL
Don Nacho comandou a seleção mexicana em três Copas do Mundo e duas Olimpíadas. - FOTO: DIVULGAÇÃO/CRUZ AZUL
Leitura:

O futebol mexicano se despede nesta quarta-feira (25) de Don Nacho, ou Ignacio Trelles Campos. Ele morreu aos 103 anos, vítima de um infarto, de acordo com a imprensa do México. A confirmação do falecimento do ex-treinador foi do Cruz Azul, time comandado por Don Nacho entre 1976 e 1983.

Nascido em Guadalajara, no dia 31 de julho de 1916, Trelles jogou futebol entre 1932 e 1949, passando pelos clubes mexicanos Necaxa, América e Monterrey. Ele ainda atuou no futebol dos Estados Unidos. Mas foi no comando da seleção do México que Don Nacho se destacou.

Em seu aniversário de 103 anos, o mexicano deu uma entrevista exclusiva ao site oficial da Fifa. Na ocasião, ele lembrou que viu o começo de Pelé, na Copa do Mundo de 1958. "Eu comandava a seleção do México nas Copas da Suécia, em 1958, Chile, em 1962, e Inglaterra, em 1966. Na primeira, eu vi o começo de um jogador maravilhoso, chamado Pelé, o melhor que o mundo já viu", disse Don Nacho. Além das Copas do Mundo, ele dirigiu a equipe nos Jogos Olímpicos de 1964 e 1968.

A Liga MX, campeonato mexicano de futebol, afirmou, na despedida do técnico, que ele "guardava grande parte da história do futebol no México". O "hasta siempre" ("até mais", em português) ainda lista Trelles como um ídolo e gênio. "Uma extraordinária e queridíssima pessoa", completou.

A Concacaf também expressou condolências. "Nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos de Ignacio Trelles, que deu uma grande contribuição ao futebol no México", publicou a confederação em sua conta oficial no Twitter. A seleção do país publicou uma entrevista de Don Nacho, gravado em seu centésimo aniversário.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o funeral de Don Nacho será fechado.

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias