adeus

Morre Don Nacho, técnico do México em três Copas do Mundo

Ignacio Trelles Campos lenda do futebol, mexicano, tinha 103 anos

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 25/03/2020 às 19:07 | Atualizado em 25/03/2020 às 19:07
DIVULGAÇÃO/CRUZ AZUL
Don Nacho comandou a seleção mexicana em três Copas do Mundo e duas Olimpíadas. - FOTO: DIVULGAÇÃO/CRUZ AZUL

O futebol mexicano se despede nesta quarta-feira (25) de Don Nacho, ou Ignacio Trelles Campos. Ele morreu aos 103 anos, vítima de um infarto, de acordo com a imprensa do México. A confirmação do falecimento do ex-treinador foi do Cruz Azul, time comandado por Don Nacho entre 1976 e 1983.

Nascido em Guadalajara, no dia 31 de julho de 1916, Trelles jogou futebol entre 1932 e 1949, passando pelos clubes mexicanos Necaxa, América e Monterrey. Ele ainda atuou no futebol dos Estados Unidos. Mas foi no comando da seleção do México que Don Nacho se destacou.

Em seu aniversário de 103 anos, o mexicano deu uma entrevista exclusiva ao site oficial da Fifa. Na ocasião, ele lembrou que viu o começo de Pelé, na Copa do Mundo de 1958. "Eu comandava a seleção do México nas Copas da Suécia, em 1958, Chile, em 1962, e Inglaterra, em 1966. Na primeira, eu vi o começo de um jogador maravilhoso, chamado Pelé, o melhor que o mundo já viu", disse Don Nacho. Além das Copas do Mundo, ele dirigiu a equipe nos Jogos Olímpicos de 1964 e 1968.

A Liga MX, campeonato mexicano de futebol, afirmou, na despedida do técnico, que ele "guardava grande parte da história do futebol no México". O "hasta siempre" ("até mais", em português) ainda lista Trelles como um ídolo e gênio. "Uma extraordinária e queridíssima pessoa", completou.

A Concacaf também expressou condolências. "Nossos pensamentos e orações estão com a família e amigos de Ignacio Trelles, que deu uma grande contribuição ao futebol no México", publicou a confederação em sua conta oficial no Twitter. A seleção do país publicou uma entrevista de Don Nacho, gravado em seu centésimo aniversário.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o funeral de Don Nacho será fechado.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias