futebol

Jogadores da Inglaterra querem reunião para proteger salários durante pandemia do coronavírus

O Sindicato dos Jogadores Profissionais (PFA) da Inglaterra querem reunião urgente com os clubes sobre o impacto da suspensão dos campeonatos devido à pandemia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/03/2020 às 17:51 | Atualizado em 25/03/2020 às 18:05
Foto: Oli Scarff / AFP
Suspensão dos jogos por causa da pandemia do novo coronavírus atingiu fortemente as finanças dos clubes - FOTO: Foto: Oli Scarff / AFP

O Sindicato dos Jogadores Profissionais (PFA) da Inglaterra pediu para que sejam iniciadas negociações urgentes com os empregadores (Premier League e Liga Inglesa de Futebol) sobre o impacto da suspensão dos campeonatos devido à pandemia do novo coronavírus nas finanças dos clubes e nos jogadores.

Todo o futebol profissional está suspenso no país até pelo menos o próximo dia 30 de abril, embora a paralisação possa durar mais no momento em que o país teme um grande aumento no número de casos positivos para covid-19.

A falta de renda devido à paralisação atingiu fortemente as finanças dos clubes, especialmente nas três categorias profissionais abaixo da Premier League, o que poderia levar a pedir aos jogadores um atraso no pagamento de seus salários ou até mesmo uma diminuição.

É o caso, de acordo com a imprensa, do Birmingham, que se tornou o primeiro clube do campeonato a aprovar uma redução temporária de 50% nos salários dos jogadores de futebol que ganham mais de 6.000 libras por semana (cerca de US$ 7 mil).

"Assim como com outras empresas, a atual crise da Covid-19 está afetando severamente as finanças" dos clubes, informou o PFA em um comunicado.

Vários clubes já pediram a seus jogadores a redução de seus salários.

"Para enfrentar essa situação, solicitamos uma reunião urgente com a Premier League e a EFL (Liga Inglesa de Futebol)", acrescentou o sindicato.

Os jogadores do Bayern de Munique e de outros clubes alemães já concordaram em cortar seus salários durante o período em que a Bundesliga estiver suspensa.

"Em circunstâncias concretas e com garantias adequadas, mecanismos como adiar o pagamento de salários é um tema que está em discussão e pode ser discutido", disse o chefe da PFA, Bobby Barnes, à publicação The Athletic no início desta semana.

"Obviamente, à medida que você desce de divisão, os adiamentos são mais problemáticos porque os salários não são tão altos" e afetam mais os jogadores.

Mesmo quando o campeonato for retomado, as partidas certamente serão disputadas a portas fechadas para reduzir os riscos de disseminação do vírus e impedir o colapso do sistema de saúde.

Mas retomar a competição, mesmo nessas circunstâncias, ajudaria a reduzir as perdas dos clubes, uma vez que boa parte dos contratos de televisão seria mantida.

A Premier League calculou em 762 milhões de libras o que deixaria de entrar via direitos de televisão se a temporada não for concluída.

Barnes garantiu que os jogadores aceitariam jogar a portas fechadas, porque, embora "o futebol pertença aos torcedores, a realidade é que, para a grande maioria dos jogadores, principalmente os jogadores de primeiro nível, a renda deles é baseada no dinheiro da televisão" e existem contratos a serem cumpridos".

O Manchester City e o Manchester United, vizinhos e grandes rivais do futebol inglês, uniram forças para realizar uma doação em conjunto de 100 mil libras aos bancos de alimentos de sua cidade, no norte da Inglaterra.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias