Pandemia

Santiago Bernabéu vira armazém de material contra o coronavírus

O gigante do futebol espanhol já havia feito uma doação há poucos dias à região de Madri para combater o vírus.

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 26/03/2020 às 17:20 | Atualizado em 26/03/2020 às 17:20
GABRIEL BOUYS/AFP
O Real Madrid vai receber o PSG no Santiago Bernabeu pelas oitavas da Champions League - FOTO: GABRIEL BOUYS/AFP

O Real Madrid cedeu seu estádio, o Santiago Bernabeu, para que sirva de centro de arrecadação de material de saúde para lutar contra a pandemia do coronavírus, informou nesta quinta-feia (26) o clube espanhol.

"O estádio Santiago Bernabéu se tornará um espaço adaptado para armazenar as doações de insumos sanitários destinados a lutar contra esta pandemia", informou o Real Madrid, numa iniciativa em colaboração com o Conselho Superior de Esportes (CSD) espanhol.

>> Acompanhe as últimas notícias sobre o coronavírus

>> Coronavírus: uso da cloroquina é autorizado só para pacientes graves

>> G20 vai injetar 5 trilhões de dólares na economia mundial por causa da pandemia de coronavírus

"Todo este material será entregue às autoridades de saúde espanholas, sob a autoridade do Governo do Estado, de forma que possa se fazer um uso otimizado e eficiente destes recursos, tão necessários diante da atual emergência sanitária", completou o Real Madrid.

O Real e o CSD lembram que o Ministério da Saúde será "o responsável por distribuir as doações aos centros e entidades mais necessitados".

O gigante do futebol espanhol já havia feito uma doação há poucos dias à região de Madri para combater o vírus.

A Espanha, que registra mais de 4.000 mortos, segundo o último balanço publicado nesta quinta-feira, é o segundo país do mundo em número de vítimas fatais por coronavírus, atrás apenas da Itália e à frente da China, primeiro epicentro da doença.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 Veja a evolução dos casos de coronavírus a partir de 26 de fevereiro

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias