Os líderes dos países do G20 anunciaram, nesta quinta-feira (26), em uma cúpula virtual, sua intenção de injetar "mais de 5 trilhões de dólares" na economia mundial, a fim de "combater as repercussões sociais, econômicas e financeiras da pandemia" do novo coronavírus.
>> Coronavírus mata 18.440 em todo o mundo, diz OMS
>> Morre, por coronavírus, o embaixador britânico Steven Dick, aos 37 anos
>> Após desprezar quarentena, Bérgamo se torna epicentro de mortes por coronavírus na Itália
"Estamos firmemente decididos a apresentar uma frente unida contra essa ameaça comum", acrescentaram os representantes das principais potências mundiais em comunicado divulgado após a reunião de emergência presidida pelo rei Salman da Arábia Saudita.
O balanço global da pandemia de Covid-19 ultrapassou 21.000 mortos e confinou em suas casas, de uma maneira sem precedentes, mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo.
A reunião foi realizada no momento em que as principais potências trabalham para mitigar os efeitos da pandemia em suas próprias economias, como Estados Unidos, Alemanha e Arábia Saudita, que preside o G20 este ano.
- Navio retido por causa do coronavírus deixa Porto do Recife
- Contra avanço do coronavírus, Paulo Câmara e outros governadores podem ir ao STF para impedir igrejas de funcionar
- Maduro é indiciado por 'narcoterrorismo' nos EUA
- Governadores montaram plano para atuar contra o coronavírus, independente de Bolsonaro
- Bolsonaro ridiculariza imprensa no Palácio da Alvorada, 'não estão com medo do coronavírus?'
As 20 maiores economias do mundo também anunciaram que trabalharão com organizações internacionais "para implantar um conjunto sólido, coerente, coordenado e rápido de medidas financeiras".
E instaram essas instituições, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo Monetário Internacional (FMI), a "ajudar os países emergentes e em desenvolvimento a lidar com as perturbações da saúde, econômicas e sociais relacionadas à Covid-19".
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários