Os Jogos Olímpicos de Tóquio já têm nova data. Sete dias depois do adiamento por conta do coronavírus, o maior evento esportivo do Planeta ganha nova data e será realizado entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021, praticamente o mesmo período que estava marcado para 2020 - estava marcado para acontecer entre os dias 24 de julho e 9 de agosto. O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou o adiamento na última terça-feira depois de receber muita pressão por parte de atletas e federações esportivas. Os Jogos Paralímpicos vão acontecer entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.
The Olympic Games Tokyo 2020 will be celebrated from 23 July to 8 August 2021.
— Jamil Chade (@JamilChade) March 30, 2020
O principal argumento das entidades foi justamente a série de consequências da pandemia do coronavírus. Tornou-se inviável garantir o alto rendimento dos competidores no período do evento, além do elevado risco à saúde de atletas, funcionários, comissões técnicas, delegações, voluntários e milhares de turistas que assistiriam aos Jogos no Japão.
>> Atletas que já conquistaram vaga nos Jogos Olímpicos não a perderam por conta de adiamento
>> Prioridade do COI é definir nova data dos Jogos Olímpicos
>> Jogos Olímpicos terão início no dia 23 de julho de 2021
A decisão do novo calendário foi tomada após estudos e negociações entre o presidente do COI, o alemão Thomas Bach, e dirigentes das federações esportivas e de comitês nacionais. A nova data cumpre a promessa da entidade de que os Jogos de Tóquio-2020 seriam realizados até o verão de 2021 no hemisfério norte.
"Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI, com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio-2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo Japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 podem ser uma luz no fim deste túnel", disse Bach, em comunicado oficial.
Nesta segunda-feira em Tóquio, membros do Comitê Executivo do COI e do Comitê Organizador realizaram o primeiro encontro desde que os Jogos Olímpicos foram adiados na terça passada. Em uma primeira entrevista com os jornalistas após a reunião, as novas datas não foram confirmadas. Pouco tempo depois, porém, uma nova coletiva foi convocada às pressas para comunicar o anúncio oficial.
"O calendário dos Jogos é a chave para a preparação dos atletas. Isso vai acelerar o nosso progresso", disse Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador, na entrevista coletiva desta segunda-feira. "Nós queríamos ter mais espaço (datas) para a qualificação dos atletas".
Comentários