Estadual

Um mês desde a disputa do último jogo, volta do Campeonato Pernambucano segue incerta

Assim como os demais campeonatos pelo Brasil e outros pelo mundo, o Estadual segue sem previsão de retorno pela pandemia do novo coronavírus

Klisman Gama
Cadastrado por
Klisman Gama
Publicado em 15/04/2020 às 7:33
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Prejuízo do Tricolor, no pior cenário, chegaria a R$ 170 mil, comparado com a queda que aconteceu no mês de abril - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Completamos um mês nesta quarta-feira (15) da realização do último jogo do Campeonato Pernambucano 2020 antes da paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus. A partida que marcou esta pausa foi entre Santa Cruz e Decisão, no Arruda, em que o Tricolor venceu por 2 a 1. Vale lembrar que o duelo aconteceu de portões fechados por determinação do Governo de Pernambuco por conta da covid-19. Os confrontos anteriores se distribuíram entre os dias 4, 7 e 8 de março. O Estadual segue sem previsão de volta, apesar da expectativa otimista do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, que visualizava uma possibilidade no fim de maio.

Na classificação, o Santa Cruz liderava o campeonato com folga. Tinha 22 pontos, sendo seguido pelo Salgueiro com 16, Retrô 12, Náutico 12, Sport 11 e Afogados 10, fechando o grupo dos seis melhores. No quadrangular do rebaixamento, estavam Central com 10 pontos, Petrolina sete, Decisão quatro e o Vitória com apenas dois. Restava ainda a última rodada da primeira fase para se chegar ao mata-mata.

 

Nesta corrida para garantir o avanço, Náutico e Sport tinham jogos difíceis e que deixavam um pouco de dúvida quanto à passagem de um dos dois. O Alvirrubro viajaria para o Sertão, onde encararia o Salgueiro no Cornélio de Barros, enquanto o Leão receberia o Santa Cruz na Ilha do Retiro. Enquanto isso, Afogados pegaria o Vitória no Vianão e o Central pegaria o Decisão no Luiz Lacerda, casa da Patativa, só que com mando da equipe de Bonito. Ou seja, era bem real a possibilidade de ambos os aspirantes à classificação vencerem seus jogos. Isso jogaria mais pressão ainda para que o Timbu e o Rubro-negro fizerem o mesmo em seus confrontos e evitar o vexame de ter de disputar o quadrangular do rebaixamento.

Um dos pontos que mais geram discussão para este retorno é como os clubes do interior conseguiriam manter seus elencos para um retorno do qual não há previsão. As equipes tiveram que dispensar jogadores ou deixar encerrar os contratos com eles, que acontece neste mês de abril. Nos casos do Trio de Ferro da capital, os clubes tem negociado as situações com os atletas e vão aguardando o desenrolar da pandemia. Enquanto Náutico e Sport negociaram férias e formas de pagamento ao elenco, o Santa Cruz ainda negocia a situação sem tanta pressa.

Persiste a discussão sobre continuar ou não o Campeonato Pernambucano. Os clubes do interior querem o fim do mesmo e os da capital demonstram preferência por continuar. A FPF quer o retorno e descarta a ideia de encerrar a competição. Já que não temos ainda as respostas - e elas não parecem estar tão próximas assim -, é preciso aguardar e saber o que acontecerá com a edição de 2020 do nosso Estadual.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias