Competições

Caso campeonatos sejam cancelados, Uefa diz que vagas europeias serão distribuídas por mérito esportivo

Cenário das competições segue indefinido devido à pandemia do novo coronavírus

AFP
AFP
Publicado em 24/04/2020 às 9:59
Notícia
JEAN-PHILIPPE KSIAZEK / AFP
PSG liderava o Campeonato Francês. - FOTO: JEAN-PHILIPPE KSIAZEK / AFP
Leitura:

Caso os campeonatos nacionais não possam ser concluídos devido à pandemia do coronavírus, as vagas nas competições continentais de clubes da próxima temporada na Europa serão atribuídas "por mérito esportivo", explicou nessa quinta-feira (23) a União Europeia de Futebol (Uefa).

"Caso as competições domésticas terminarem prematuramente por motivos legítimos, a Uefa pediria às ligas que escolham os clubes para as competições da Uefa 2020/21 baseando-se no mérito esportivo" da atual temporada, afirmou a Uefa após reunião por videoconferência de seu comitê executivo.

O procedimento de seleção dos clubes classificados para a Liga dos Campeões e para a Liga Europa deverá ser "baseado em critérios objetivos, transparentes e não descriminatórios", continuou a entidade, que defende ao mesmo tempo "concluir as competições nacionais atualmente suspensas".

LEIA MAIS

O futebol em ataque contra o coronavírus

Relembre alguns craques esquecidos que nunca disputaram uma Copa do Mundo

Em casa, Etiene Medeiros treina, faz ioga e prega tranquilidade para superar coronavírus

Este anúncio acontece num momento em que vários países temem precisar antecipar o fim de suas temporadas futebolísticas devido ao confinamento imposto pelas autoridades para combater a propagação do coronavírus. No início da semana, a Federação Holandesa de Futebol (KNVB) anunciou a possibilidade de encerrar prematuramente sua temporada, depois da decisão do governo holandês de estender a proibição de aglomerações no país até setembro.

A Liga belga decidirá na semana que vem se concluirá sua temporada respeitando a classificação atual do campeonato, declarando campeão nacional o Brugge, líder da tabela. Já a Bundesliga alemã anunciou nessa quinta-feira (23) que pretende retomar a competição em 9 de maio.

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias