recuperação

Sintomas, socorro, internamento e cura. Maciel Júnior emociona e conta como foi tratamento do coronavírus

Comentarista da Rádio Jornal está se recuperando da covid-19 e revelou que trava segunda luta contra a doença. Ele alerta para que as pessoas fiquem em casa para evitar o risco de infecção

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 15/05/2020 às 10:09 | Atualizado em 15/05/2020 às 21:21
TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM
Maciel está recuperado da covid-19 após passar 21 dias na UTI - FOTO: TIÃO SIQUEIRA/JC IMAGEM

Depois de passar 21 dias lutando contra o novo coronavírus na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), o comentarista da Rádio Jornal Maciel Júnior está finalizando o tratamento da covid-19 em um quarto do Hospital Esperança. Em entrevista ao Passando a Limpo da Rádio Jornal, ele alertou que a doença é grave e agora está lutando para recuperar as forças e regular a respiração. Maciel, que perdeu 15kg, relatou ainda que sempre se cuidou, mas isso não evitou que ele sofresse com a versão mais grave da doença. 

>> Que as pessoas saibam da seriedade do coronavírus. Fiquem em casa" diz Maciel Júnior ao receber alta da UTI

>> Médico explica a intubação como a de Maciel Júnior é processo de proteção ao paciente e ao pulmão

>> Recuperando-se do coronavírus, Maciel Júnior vê a família e se prepara para deixar a UTI

"Sempre me cuidei. Fazia academia, fiz uma parada porque tive uma trombose. Passei três meses e voltei a treinar. Tive um problema na cervical e parei. Sempre fui um cara que não fumo, bebo socialmente, muito pouco. De repente essa doença me pega. Eu até estava saindo muito pouco. Fiquei de férias dia 1º de abril. E quando saí comecei a sentir. Cheguei em casa um dia à noite e estava com a pressão alta, febre alta e uma dorzinha de cabeça. Só não perdi o odor e o paladar. E não tinha sentido cansaço ainda, que foi o que me levou ao hospital definitivamente. Quando eu fui no banheiro, uma segunda-feira à noite, tomar banho, eu cansei no meio do banho. Antes de terminar eu estava sem ar. Fechei rápido, me enxuguei e chamei meu filho e falei: 'olha, perdi o oxigênio tomando banho. Tem alguma coisa errada aí, algo mais sério, vamos para o hospital'. Estava tão sério que eu pedi para ele trazer o carro para mais perto porque eu não tinha força para chegar. Eu fui para a emergência", comentou.

 

 


Função pulmonar comprometida

Logo em seguida, ele comentou que sua função pulmonar foi comprometida em 25% e o quadro foi ficando mais grave. "Tem pessoas que sentem sintomas mais leves como falta de odor e paladar e esses sintomas mais leves param por aí. Eu não. Eu tive algo mais sério que foi comprometendo meu pulmão. Quando eu cheguei aqui (no hospital), já tinha comprometido 25%. Comecei a tomar os remédios e fiz uma tomografia e foi aumentando. Mesmo tomando os medicamentos indicados", observou.

Maciel destacou a covid-19 é uma doença desconhecida e exige muitos cuidados. "Quando eu sai fiz um depoimento que os medicamentos agem em cada um de um jeito. Depende de seu organismo, de duas defesas. Mesmo em um hospital de referência, muito bem atendido, seguindo o protocolo de tratamento de uma doença desconhecida...Por exemplo, fui entubado durante 11 dias e estou em um quarto. No bloco onde eu estava, tem gente que não foi entubada e ainda está lá", acrescentou.

Recuperando as forças 

O comunicador revelou ainda que trava a segunda luta contra o novo coronavírus, que é justamente recuperar as forças e restabelecer a função pulmonar. Ele disse que o processo é desafiador porque todos os movimentos ainda exigem muito. Ele confessou que está "reaprendendo a andar".

"Eu estava usando máscara quando fui contaminado. No hospital tem um protocolo, capote, máscara, álcool em gel sempre. Estamos tendo cuidado para que ele não pegue (filho). Pegar eu não pego mais. Não tem esse histórico. Só se for um novo vírus. Estamos na luta e vamos vencer essa segunda luta. Porque tem um um detalhe: quando você volta tem uma nova maneira de respirar. Tem que ser pausadamente, tem que expandir o pulmão. Eu estou reaprendendo até a andar porque eu perdi força. Eu já perdi 15kg", revelou.

Alerta para as pessoas

"Eu não tenho noção de onde eu contraí o vírus, de onde eu fui contaminado. Tenho a impressão que foi em supermercado. Tirei fárias abril. Eu fui em supermercado para abastecer a casa. Não tenho a precisão de onde foi. O quadro começou a evoluir comigo no dia 10 de abril. Quero alertas as pessoas que ainda querem descumprir as ordens de quem não entende de saúde. Ouçam os especialistas, cientistas, médicos, secretários de saúde...esqueçam essas pessoas que nunca trataram de saúde e não sabem nada. Principalmente uma doença nova como esta. É uma doença nova. Eu sempre me cuidei e fui contaminado", concluiu.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias