TRANSMISSÕES

Clubes da Liga do Nordeste apoiam MP 984; confira o manifesto completo

"A MP acaba com os "apagões", isto é, os jogos sem nenhuma transmissão, que ocorriam quando um canal tem o direito de um time e outro canal tinha o direito do outro", diz um trecho do manifesto

Lucas Holanda
Cadastrado por
Lucas Holanda
Publicado em 16/07/2020 às 21:09 | Atualizado em 16/07/2020 às 21:09
REPRODUÇÃO/ TWITTER
Clubes se posicionaram pelas redes sociais. - FOTO: REPRODUÇÃO/ TWITTER
Leitura:

Nesta quinta-feira, 16 clubes da Série A demonstraram apoio à MP 984, que prevê uma mudança nas transmissões dos jogos do futebol brasileiro. E esse movimento foi apoiado pelos times da Liga do Nordeste. Com a #PelaLeiDoMandante, algumas equipes se posicionaram divulgando o mesmo manifesto anunciado pelos clubes da primeira divisão. Em Pernambuco, Sport e Náutico publicaram o comunicado dando apoio à essa medida. O Santa Cruz não publicou, mas na nota divulgada pelo Timbu diz que os clubes da Liga do Nordeste apoiam esta MP. Confira o comunicado completo.

Leia mais

> "Nunca assisti tanto a TV Câmara", diz vice-presidente do Santa Cruz sobre aprovação da emenda do Profut

> Vice-presidente espera que Sport possa "corrigir erro histórico" de não ter entrado no Profut

> Exame não detecta presença do coronavírus em Willian Simões e lateral pode atuar pelo Náutico

MANIFESTO NA ÍNTEGRA

Por que os Clubes da Liga do Nordeste apoiam a MP 984 e a criação da Lei de Democratização das Transmissões de Futebol #PelaLeiDoMandante

1. Porque o torcedor é diretamente beneficiado. A MP acaba com os "apagões", isto é, os jogos sem nenhuma transmissão, que ocorriam quando um canal tem o direito de um time e outro canal tinha o direito do outro. A situação anterior impedia, por exemplo, que mais da metade dos jogos do Campeonato Brasileiro fossem exibidos na TV fechada. Com mais partidas sendo exibidas, teremos um futebol mais democrático, mais acessível e mais barato.

2. Porque ela empodera os clubes a negociar seus direitos e incentiva a união entre as equipes. Esse formato prevalece nos principais mercados de futebol do mundo. O Brasil está pronto para esse passo libertador, que certamente será o ponto de partida para outros aprimoramentos. Com a MP, quanto mais os clubes estiverem unidos, mais vão ganhar.

3. Porque a concorrência vai aumentar. O modelo que vigorava no Brasil gerou concentração do futebol nas mãos de poucos investidores. Consequentemente, não alcançou todo o seu potencial e ainda gerou distorções no seu modelo de distribuição. A MP viabiliza a entrada de novos investidores no mercado, sem afastar os atuais, aumentando a disputa. E isso é bom para os clubes e melhor ainda para o torcedor.

4. Porque devemos seguir o exemplo de quem fez e deu certo. A legislação anterior tinha mais de 50 anos e não refletia uma forma moderna de negociação dos direitos esportivos. A ampliação de investimentos gera aumento de receitas para os clubes, viabilizando a manutenção dos nossos craques por mais tempo no país, além do investimento em estrelas internacionais.

EM RESUMO

Os torcedores ganham com o fim dos apagões de jogos, com mais craques em campo e com um melhor espetáculo no Brasil. Os clubes ganham com mais liberdade e receitas. E o país ganha com os clubes mais sólidos financeiramente, maior geração de empregos e crescimento de impostos pagos aos governos. Por todas estas razões, APOIAMOS a MP 984/2020 e pedimos a sua CONVERSÃO imediata em Lei!

Comentários

Últimas notícias