Antes muito perto de ser eliminado, o Corinthians ressurgiu com chances de se classificar ao mata-mata do Campeonato Paulista após vencer o Palmeiras no clássico da última quarta-feira. Agora, para garantir sua vaga à próxima fase, terá de vencer o Oeste hoje, às 16 horas, na Arena Barueri, e contar com a ajuda do São Paulo, que enfrenta o Guarani.
O Corinthians soma 14 pontos e briga diretamente com o time campineiro, que tem 16, pelo segundo lugar do Grupo D e a consequente classificação. Dessa maneira, não basta superar o Oeste em Barueri. Também será preciso torcer para o São Paulo passar pela equipe alviverde. "Nossa sensação é que temos de fazer a nossa parte, ganhar a partida e, obviamente, esperar depois o resultado da equipe do Guarani, mas sempre pensando no que temos que fazer nós, Corinthians, e melhorar muito o que cada um pode fazer dentro de campo", destacou Boselli.
O Corinthians será eliminado em caso de derrota ou empate. Só estará no mata-mata se ganhar e o Guarani não vencer o São Paulo. Se o time campineiro empatar, a disputa será pelo critério de desempate e aí entram as contas. O regulamento do Paulistão diz que o primeiro critério de desempate é o número de vitórias. O segundo é o saldo de gols e o terceiro, o número de gols marcados. O último fator de desempate são menos cartões vermelhos e amarelos recebidos. Se mesmo assim as equipes continuarem empatadas em tudo, a vaga seria definida por meio de sorteio realizado pela Federação Paulista.
A tendência é de que o técnico Tiago Nunes repita neste domingo a escalação utilizada no dérbi na retomada do Paulistão. Portanto, o time ainda não deve contar com o volante colombiano Cantillo, que testou positivo para a covid-19 recentemente e ainda não está liberado. O Oeste irá para a 12ª e última rodada com a pior campanha do Paulistão. Para escapar do descenso, vai precisar vencer o Corinthians e ainda secar os adversários.
SÃO PAULO
O São Paulo entrará em campo também neste domingo contra o Guarani, na Vila Belmiro, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, com a possibilidade de ajudar o Corinthians. O time tricolor, que almeja a liderança do Grupo C, poderá beneficiar o rival se vencer a equipe campineira.
Na rodada derradeira da fase inicial, o maior objetivo do São Paulo, já classificado às quartas de final, é garantir a ponta de sua chave. A equipe do técnico Fernando Diniz soma 18 pontos, um a mais do que o segundo colocado Mirassol, e conseguirá o feito em caso de vitória. Pode até, dependendo de outros resultados, terminar em primeiro na classificação geral.
No entanto, a vitória pode trazer sentimentos distintos, uma vez que há a possibilidade de ajudar o rival Corinthians, que enfrentará o Oeste e briga diretamente com o Guarani pela segunda vaga do Grupo D, cujo líder é o Red Bull Bragantino.
A derrota para o Botafogo na rodada anterior não desanimou o técnico do Guarani, Thiago Carpini, que se mantém confiante em levar à equipe às quartas. Com 16 pontos, o time de Campinas é vice-líder do Grupo D, mas tem o Corinthians na sua cola com 14 pontos.
Demais jogos da 12ª rodada: Bragantino x Botafogo, Ferroviária x Inter de Limeira, Mirassol x Ponte Preta, Novorizontino x Santos, Palmeiras x Água Santa e Santo André x Ituano.
Comentários