COPA DOS CLÁSSICOS

Ceará e Bahia reeditam final de 2015 na Copa do Nordeste 2020

O Bahia busca o tetracampeonato no Nordestão, enquanto o Ceará quer o bicampeonato de forma invicta

Cadastrado por
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Túlio Feitosa
Publicado em 30/07/2020 às 13:37 | Atualizado em 30/07/2020 às 13:37
STEPHAN EILERT/CEARASC.COM
Ceará e Bahia se enfrentam na final da Copa do Nordeste 2020 - FOTO: STEPHAN EILERT/CEARASC.COM

Está definida a final da Copa do Nordeste. Após a vitória do Bahia contra o Confiança na última quarta-feira (29), o Ceará finalmente conheceu seu oponente na briga pela orelhuda. Briga essa que não é inédita no Nordestão, já que as duas equipes também foram finalistas em 2015.

A bola irá rolar no estádio Pituaçú, em Salvador-BA, neste sábado (1º), às 16h. O jogo será televisionado ao vivo pela TV Jornal para todo o estado de Pernambuco. O narrador Aroldo Costa e o comentarista Maciel Júnior irão comandar a transmissão. O jogo de volta será na próxima terça-feira (4), às 21h30, também com transmissão da TV Jornal.

Hora da Revanche

Buscando a revanche de 2015, o Bahia vem embalado na Copa do Nordeste. A equipe só não foi lider geral da fase de grupos porque empatou em todos os critérios com o Fortaleza, mas ficou atrás no quesito "cartões vermelhos". Contando com o mata-mata, foram sete vitórias, dois empates e uma derrota. Além do Tricolor de Aço ter o melhor ataque da competição, com 17 gols marcados, empatado inclusive com o próprio Ceará.

A equipe baiana também está na sua oitava final de Nordestão e busca o tetracampeonato, a fim de se igualar com seu rival Vitória-BA, que é o maior campeão da competição regional, com quatro títulos. Essa é a quarta final de Copa do Nordeste desde a volta regular da competição, em 2013. Foram dois vice-campeonatos (2015 e 2018) e um título na conta (2017).

Já o Ceará, chega à decisão sem saber o que é perder na competição. Foram cinco vitórias e cinco empates até o momento, além de ter o melhor ataque empatado com o Bahia. Também embalado, o Vozão encara o Tricolor a fim de repetir a marca de 2015, quando foi campeão em cima da equipe baiana sem ser derrotado em toda Copa do Nordeste. 

Esta é a terceira final da equipe cearense, que veio chegar numa decisão pela primeira vez em 2014, e vem se destacando no cenário nacional desde então. Com apenas um título na conta, o Ceará busca superar a marca de grande parte dos times que já foram campeões uma única vez do Nordestão, inclusive o rival Fortaleza. Com isso, o Vozão ficaria a um título de se igualar ao Bahia e Sport, ambos com três troféus.

Artilheiro x Artilheiro

Fora da partida contra o Confiança por estar se recuperando de uma lesão no joelho, o atacante Gilberto pode estar de volta para encarar o Ceará na final do Nordestão. Reforço importante, já que o camisa 9 é o artilheiro da equipe na competição, com quatro gols, e foi o goleador da edição passada, com oito marcados.

Mas o Ceará também tem sua peça chave no ataque. O meia-atacante Vinícius, ou Vina, é o atual artilheiro e o atleta com mais participação em gols da competição. Foram seis gols marcados e três assistências. Uma delas, inclusive, na semifinal contra o Fortaleza, em cobrança de falta na medida para o cabeceio do zagueiro Klaus, que marcou para a vitória do Ceará.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias