Campeão estadual

Salgueiro, enfim, se consolida como a maior força do interior de Pernambuco

O Carcará foi o primeiro time do interior a vencer o Campeonato Pernambucano

Marcos Leandro
Cadastrado por
Marcos Leandro
Publicado em 05/08/2020 às 23:59 | Atualizado em 06/08/2020 às 0:44
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Carcará foi a primeira equipe do interior a conquistar o estadual - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

Arte: JC
Selo do Salgueiro campeão pernambucano - Arte: JC
  Pode-se dizer que o Salgueiro foi pavimentando o título de campeão pernambucano. A trajetória de ascensão do time prova isso. Não é de hoje que o Carcará vem alçando voos cada vez mais altos, constituindo-se sem sombra de dúvida, no momento, como a maior força do interior do futebol pernambucano e a maior ameaça ao trio de ferro da capital.

Tal posto já foi de outras equipes, como o Vitória de Santo Antão no começo dos anos de 1990 e costumeiramente era designado também ao Central, dada a tradição da Patativa do Agreste. O América (da capital), bateu de frente com Sport, Náutico e Santa Cruz no passado mais distante. Mas a taça obtida no Arruda em cima do Santa Cruz eleva o Salgueiro, deixando para trás concorrentes, fazendo com que o Carcará passe a olhar mais de frente rubro-negros, alvirrubros e tricolores. Como foi este ano, com o time atingindo o ápice no certame local.

Desde que estreou na elite Estadual, nos anos 2000, o Salgueiro já disse a que veio. Surgiu como uma nova força do interior, colocando Salgueiro no mapa do futebol e levando alegria a sua torcida. Antes de ser campeão pernambucano, o Carcará já tinha sido duas vezes vice (2015 e 2017) e terminado entre os quatro primeiros em mais quatro oportunidades - veja quadro ao lado. E a ascensão não ficou em território pernambucano. Os sertanejos acumulam cinco participações na Copa do Brasil e cinco na Copa do Nordeste.

"O Salgueiro é um time que entrou em ascensão e conseguiu se manter um patamar um pouco alto pelas condições financeiras dele. De 2015 até 2020, estamos nas finais em 50% das vezes. Pernambuco é um estado que, assim como São Paulo e Rio de Janeiro, possui três grandes times (na verdade, são quatro no Rio e quatro em São Paulo), então os clubes do interior sofrem muito. A gente sempre faz um bom planejamento, cumprindo os acertos com a comissão técnica e jogadores. Então existe uma confiança muito grande de todo mundo na direção. A diretoria tem poucas pessoas, não existe muita polêmica com relação ao poder de decisão como nos clubes da capital, que possuem Conselho Deliberativo e por aí vai. No Salgueiro são poucos que decidem. O pouco dinheiro que entra a gente gasta dentro do clube, pagando as contas e cumprindo com as obrigações", declarou o presidente José Guilherme.

ÁPICE

O ponto mais alto nacionalmente do Salgueiro foi ter chegado à Série B em 2011. Fruto de uma emocionante classificação em quarto lugar na Terceirona de 2010. Os duelos do mata-mata contra o tradicional Paysandu são inesquecíveis, com os sertanejos eliminando o Papão na Curuzu em uma manhã ensolarada de domingo. Rebaixado na sequência, o time sertanejo obteve outro acesso, da D para a C, em 2013.

Arte: JC
Selo do Salgueiro campeão pernambucano - FOTO:Arte: JC

VEJA MAIS CONTEÚDO

Comentários

Últimas notícias